A Acupuntura consiste na inserção de agulhas que tem como finalidade estimular terminações nervosas na pele, tecidos e músculos gerando estímulos locais e também atuando no sistema nervoso central (medula e cérebro), liberando substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores que são os responsáveis por praticamente todas as ações da acupuntura que conhecemos até hoje.
A técnica faz parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e é datada há mais de 4000 anos, e segundo a MTC, a acupuntura pode ser utilizada para tratar diversas patologias e também para restabelecer o equilíbrio do organismo, isso quando as agulhas são inseridas nos pontos corretos ao longo dos meridianos (canais de energia), e por isso deve ser feito por um profissional Médico Acupunturista.
As agulhas utilizadas são extremamente finas e praticamente indolores, além de obrigatoriamente serem estéreis e descartáveis, sendo de uso único e individual.
Mecanismos de ação
Indicações
Para aumentar as taxas de sucesso das terapias de reprodução assistida em casais com infertilidade, seja coito programado, inseminação intrauterina, ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoides), FIV clássica (fertilização in vitro) ou até mesmo para ajudar na tentativa de gestação natural.
A acupuntura é indicada também às gestantes para o controle dos sintomas da gestação, pois sabemos que deve-se evitar o uso de medicamentos nesse período. Seguem algumas indicações da acupuntura na gestação:
Infertilidade no Foco da Acupuntura
Foi a partir de 2002, que se iniciaram as primeiras publicações científicas sobre a Acupuntura no tratamento da Infertilidade.
Um dos principais artigos que temos atualmente foi publicado em uma importante revista na área da Reprodução Humana, a “Fertility and Sterility”, por um ginecologista alemão, Wolfgang Paulus, na qual observou-se um aumento das taxas de gravidez em mulheres que associaram a acupuntura aos tratamentos da FIV, aumento esse de 16% comparado com as pacientes que se submeteram apenas a FIV, um número bastante expressivo.
Logo após esse estudo, diversos outros trabalhos sobre o uso da acupuntura nos tratamentos de reprodução assistida vem sendo publicados e mostrando resultados semelhantes, com aumentos de 15 a 20 % nas taxas de gestação.
Como Funciona o Tratamento?
Primeiramente deve ser realizada uma consulta com uma boa anamnese, história clínica e exame físico detalhados, para que o médico possa chegar a um diagnóstico preciso das possíveis síndromes causadoras da infertilidade pela visão da Medicina Tradicional Chinesa.
Identificado os padrões de desarmonia do paciente, iniciamos as sessões de acupuntura que duram em média 30 minutos, com periodicidade de 1x por semana.
O tratamento evolui ao passo que se inicia a estimulação ovariana, aumentando assim as sessões para 2x semanais até o dia da transferência de embriões, na qual é indicado o *Protocolo de Paulus*, que é considerado a sessão principal do tratamento segundo estudos científicos, e que é realizado sob a forma de 2 sessões, uma 25 minutos antes da transferência de embriões e outra imediatamente após.
E quando começar?
O mais breve possível, trabalhos recomendam o início de 6 a 8 semanas antes da fase de estimulação medicamentosa, porém não se preocupe caso não consiga iniciar precocemente, outros estudos demonstram aumento das taxas de gravidez apenas com a sessão no dia da transferência (Protocolo de Paulus).
Mas lembrando, quanto antes começar e quanto maior o número de sessões, mais rápido se atinge o equilíbrio e maior as chances de gestação.
Dr. Renan Ferreira Jorge CRM 176.535
Médico Acupunturista especialista em Fertilidade e Dor
Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?
Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?
Conheça os livros digitais do IPGO
Leve para sua casa a maior coleção de E-books sobre fertilização
Podcast Da Fertilidade
Nossos conteúdos disponíveis a qualquer hora do dia
Quem Somos
Unidades do IPGO
Baixe Nossos Aplicativos
Sites do IPGO