Início » Cólica Menstrual (Dismenorreia)

Cólica Menstrual (Dismenorreia)

Dismenorreia é a dor menstrual em cólica que se inicia antes da menstruação e pode acompanhá-la durante todo o período do sangramento.

Grande parte das mulheres jovens sofre deste mal e algumas delas tornam-se, neste período, incapazes de executar tarefas cotidianas. Para algumas delas, a dor é tão forte que as obriga a ficar deitadas no leito, sem possibilidade de trabalhar nem estudar. Isoladamente a cólica menstrual constitui a maior causa de perda de hora-trabalho ou horário escolar entre as mulheres jovens de toda a comunidade.

 

Tipos de dismenorreia

A dismenorreia pode ser de dois tipos: primária ou secundária. Ambas podem ser classificadas como leve, moderada, severa ou muito severa, dependendo do grau de limitação que causa na vida normal da mulher. Quanto mais grave maior a limitação.

 

PRIMARIA: Também chamada de essencial ou congênita, é a mais comum e surge de 6 a 12 meses após a primeira menstruação, sem qualquer motivo para isso. O organismo nesse caso está totalmente saudável, não existe doença.

Existem várias causas que tentam justificar o porquê desta dor, e a mais aceita é o aumento local de uma substância chamada Prostaglandina que torna a contração uterina mais vigorosa, gerando DOR.

 

Tratamento: Os tratamentos geralmente baseiam-se em esporte, exercícios, apoio psicológico e podem, inclusive, alcançar medidas drásticas como cirurgias que “desligam os nervos” que estão ligados ao útero. Entretanto, os tratamentos mais freqüentes são aqueles que utilizam drogas inibidoras de prostaglandinas que são os antinflamatórios (Ponstan, Cicladol, AAS, Naproxzym, Feldene e outros), os antiespasmódicos (Buscopam), e os contraceptivos. Ultimamente, em casos especiais têm-se Implantes Hormonais (Implanon, Mirena, veja em contracepção) que impedem o fluxo menstrual (a mulher não menstrua) e conseqüentemente não há dor.

 

SECUNDÁRIA: É a dismenorréia de inicio mais tardio e decorrente de doenças na região pélvica. As principais causas são: endometriose, miomas, pólipos, aderências, tumores ovarianos e infecções.

O diagnóstico é feito pela história relatada pela paciente, exame clínico, exames laboratoriais, ultrassom e em alguns casos videolaparoscopia (link).

Tratamento: O tratamento específico é dirigido ao processo que originou os sintomas. Se há infecção; antibioticoterapia e antiinflamatório, se for aderência; tumor ou endometriose videolaparoscopia e assim por diante.

Agende
Ligue
Mensagem
WhatsAPP

Leia mais sobre a

Bem Estar da Mulher
Menu
Valores e Dúvidas sobre os
Tratamentos
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos

As informações contida neste site têm caráter informativo e educacional e, de nenhuma forma devem ser utilizada para auto diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

Desenvolvido por

Atendimento – Consultas – Momento Coronavírus

Queridos pacientes

Estamos cuidando de todos os ambientes com atenção especial à limpeza de portas, maçanetas e locais de contato manual, para recebê-los e continuar os atendimentos com a máxima segurança.
CONSULTA PRESENCIAL
Com o objetivo de manter o atendimento às pacientes sem causar prejuízo ou risco à saúde de todos, daremos continuidade às consultas presenciais em horário reduzido e restrito aos casos realmente necessários como gestantes, dor pélvica importante e outras situações que possam estar gerando angústia ou sofrimento às pacientes.

Horários:
2ª Feira: das 8H ás 12H
3ª Feira: das 14H às 18H
4ª Feira: das 8H ás 12H
5ª Feira: das 14h às 18H
6ª Feira: das 8H ás 12H

Atenção: estes horários poderão ser modificados a qualquer momento

CONSULTA ON-LINE/ TELEMEDICINA

Por ser este momento extraordinário em nossas vidas, estamos realizando CONSULTAS ON-LINE seguindo os critérios éticos do Conselho Federal de Medicina (CFM) e publicados no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO – 21 de março de 2020.

Poderão ser marcadas pelo celular +55 11 99491 9030 e os retornos pelo WhatsApp +55 11 98591 1111-  e-mail: ipgoonline@gmail.com

Conheça os detalhes específicos para este atendimento:

Importante: Os tratamentos só serão realizados após consulta presencial.

😷 Atendimento – Consultas – Momento Coronavírus
Queridos Pacientes
CONSULTA PRESENCIAL – Horários:
Com o objetivo de manter o atendimento às pacientes sem causar prejuízo ou risco à saúde de todos, daremos continuidade às consultas presenciais em horário reduzido e restrito aos casos realmente necessários como gestantes, dor pélvica importante e outras situações que possam estar gerando angústia ou sofrimento às pacientes.
  • 2ª feira: das 8h às 12h
  • 3ª feira: das 15h às 19h
  • 4ª feira: das 8h às 12h
  • 5ª feira: das 15h às 19h
  • 6ª feira: das 8h às 12h
Atenção: estes horários poderão ser modificados a qualquer momento
CONSULTA ON-LINE/ TELEMEDICINA
Por ser este momento extraordinário em nossas vidas, estamos realizando CONSULTAS ON- LINE seguindo os critérios éticos do Conselho Federal de Medicina (CFM) e publicados no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO – 21 de março de 2020.
Poderão ser marcadas pelo celular +55 11 99491 9030 e os retornos pelo WhatsApp +55 11 98591 1111– e-mail: ipgoonline@gmail.com
Conheça os detalhes específicos para este atendimento. Importante: Os tratamentos só serão realizados após consulta presencial.