Toda mulher que deseja congelar óvulos deve procurar um centro especializado em reprodução assistida para avaliação. Nesta consulta serão explicados todo o processo necessário para o congelamento de óvulos e seu uso posterior, assim como chances de sucesso e limitações. Vale lembrar que a idade da mulher e número de óvulos coletados são muito importantes para se avaliar a chance de gravidez com o congelamento de óvulos.
Às vezes, será sugerido mais de uma coleta para se conseguir um número de óvulos com chances razoáveis de gravidez futura.
Além de explicar todo o processo, a mulher passará por uma avaliação clínica e ginecológica. A avaliação clínica é importante para que se analise o histórico da paciente para saber se não há riscos de ser submetida à estimulação ovariana com hormônios (risco de trombose, câncer hormônio dependente) ou riscos de acidentes na hora da coleta (cirurgias pélvicas, tumores pélvicos, endometriose). Isso é importante para se escolher o melhor esquema de estimulação e planejar a coleta de óvulos.
Segue-se, então, um exame ginecológico e ultrassom para avaliar os ovários em relação a tamanho, número de folículos e acessibilidade dos mesmos. Além disso, alguns exames devem ser solicitados:
Outros exames podem ser solicitados em situações especiais e de forma individualizada: cariótipo com Banda G ( avalia os cromossomos da paciente), ultrassom de mamas, ressonância nuclear magnética de pelve ou ultrassom transvaginal com preparo intestinal para pesquisa de endometriose.
Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?
Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?
Conheça os livros digitais do IPGO
Leve para sua casa a maior coleção de E-books sobre fertilização
Podcast Da Fertilidade
Nossos conteúdos disponíveis a qualquer hora do dia
Quem Somos
Unidades do IPGO
Baixe Nossos Aplicativos
Sites do IPGO