fbpx

Cuidados com a saúde reprodutiva masculina

A FERTILIDADE MASCULINA

A fertilidade masculina desempenha um papel crucial na realização do sonho de ter filhos saudáveis. Embora a atenção muitas vezes se concentre na fertilidade feminina, os cuidados com o fator masculino são igualmente importantes.

Preservar a fertilidade masculina é essencial para casais que desejam filhos e para homens que planejam tê-los no futuro. Vários fatores, como estilo de vida, dieta, atividade física, tabagismo, consumo de álcool, e uso de drogas recreativas, podem impactar a produção e a qualidade do esperma. Além disso, fatores ambientais, como exposição a produtos químicos tóxicos e radiação, também desempenham um papel crucial.

como a fertilidade masculina pode ser impactada?

Diversas condições, como varicocele, obstrução dos ductos deferentes, distúrbios hormonais, inflamações (orquite e epididimite), e condições genéticas (síndrome de Klinefelter e fibrose cística), podem afetar a fertilidade masculina.

Felizmente, existem tratamentos e técnicas para superar esses desafios. Cirurgias corretivas podem tratar a varicocele e obstruções, enquanto a terapia de reposição hormonal pode abordar distúrbios hormonais.

FATORES CAUSADORES DE INFERTILIDADE MASCULINA

As principais causas da infertilidade masculina podem ser divididas em dois grupos:

Estilo de Vida: No primeiro grupo exemplificamos que uma dieta desequilibrada, a falta ou excesso de atividade física, o tabagismo, o consumo em excesso de álcool, o uso de drogas, e exposição á produtos químicos e a radiação são fatores que, em excesso,  podem afetar a fertilidade do homem.

Alterações Físicas e/ou Hormonais: Já no segundo grupo, exemplificamos fatores voltados para as alterações físicas e hormonais, como a varicocele, a obstrução dos ductos deferentes, distúrbios hormonais, inflamações como a Orquite e a Epididimite e também algumas condições genéticas.

Na tabela abaixo, “Fatores que podem causar a infertilidade masculina” você pode visualizar as causas mencionadas acima:

Clique na imagem para ampliá-la.
Sem título-1

quais são os exames que avaliam a fertilidade masculina?

Existem diversos exames que podem ser realizados para avaliar a fertilidade masculina, como o espermograma, a capacitação espermática, o espermocultura e a fragmentação do DNA do sêmen, são essenciais para avaliar a quantidade, qualidade e capacidade dos espermatozoides. Esses exames ajudam a fornecer informações importantes sobre a quantidade, qualidade e capacidade dos espermatozoides. Além desses, exames físicos, hormonais e genéticos incluídos na Pesquisa Básica complementam a avaliação. 

Alguns dos principais exames utilizados na avaliação da fertilidade masculina incluem:

Clique na imagem para ampliá-la

A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA FERTILIDADE MASCULINA

É crucial que os homens estejam cientes da importância de cuidar de sua fertilidade e buscar aconselhamento médico especializado. Exames de saúde reprodutiva, como análises de esperma, identificam precocemente problemas potenciais, permitindo medidas preventivas ou tratamento adequado.

Assista ao vídeo em que nossa embriologista, Nathália Troiano, discute a relevância do exame de fragmentação do DNA espermático.

Existe solução para a infertilidade masculina

Em situações em que os tratamentos medicamentosos não são suficientes para melhorar a fertilidade, as técnicas de Reprodução Assistida, como inseminação intrauterina (IIU) e a fertilização in vitro (FIV) podem ser consideradas para auxiliar a concepção quando a fertilidade masculina está comprometida.

Consultar um especialista em saúde reprodutiva masculina ou de reprodução humana ajudará a avaliar sua fertilidade e identificar problemas, possibilitando discussões sobre hábitos de vida, histórico médico e preocupações específicas.

Em resumo, a fertilidade masculina desempenha um papel fundamental para a realização do desejo de ter filhos. Compreender os fatores que podem afetar a fertilidade masculina, estar ciente das doenças relacionadas e buscar tratamentos adequados podem ajudar a preservar e aprimorar a fertilidade masculina, proporcionando a oportunidade de construir uma família saudável e feliz.

Agende agora mesmo a sua consulta

Após preencher o formulário você receberá um contato da nossa equipe de atendimento para informações sobre o agendamento.

onde estamos

Rua Abílio Soares, 1125 – Paraíso CEP 04005 – 004 – São Paulo – SP

IPGO Logo Completo - Cinza e Branco- CMYK

©2023 IPGO — Todos os Direitos Reservados

informações sobre o agendamento de consulta

A consulta com o Dr. Arnaldo Cambiaghi (presencial ou online) é de R$1.062,00, esse valor pode ser parcelado em até 3x sem juros no cartão de crédito com emissão de Nota Fiscal. O retorno pode ser realizado em até 90 dias, para que tenha tempo hábil para realizar os exames.

DESEJA AGENDAR UMA CONSULTA?

cadastro realizado com sucesso

Obrigado por se cadastrar, em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato através do WhatsApp cadastrado para agendar sua consulta.