Encontre-nos nas redes sociais:

Instagram da IPGO

Use o sistema de busca.

Endometriose e Doença Periodontal

Home » Espaço Endometriose » Endometriose e Doença Periodontal
Agende sua Consulta

Dr. Arnaldo S. Cambiaghi & Equipe IPGO

Leia na hora certa - Use o leitor QR Code e armazene este assunto para ler diretamente em seu Smartphone

A relação entre a doença periodontal e a endometriose

Estudos recentes demonstram a associação da endometriose e a doença periodontal que pode compartilhar uma patogênese comum, que foi publicada no Journal of Human Reproductive Sciences .

Os autores selecionaram um total de 50 mulheres, 25 com e 25 sem endometriose, para doenças periodontais. Os parâmetros periodontais incluíram índice de placa, índice gengival, profundidade da bolsa de sondagem e perda de inserção.

 

 

A proporção de mulheres com periodontite moderada a grave foi maior entre mulheres com endometriose. Uma boa correlação foi encontrada no efeito do índice gengival e índice de placa nas demais variáveis. Houve uma relação linear entre índice de placa, índice gengival, profundidade de sondagem e perda de inserção entre indivíduos com endometriose.

A doença periodontal grave foi observada como associada à endometriose. Sabe-se que o estresse oxidativo, o aumento da produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) e as alterações imunológicas estão presentes nas doenças periodontais. Da mesma forma, ambos os mecanismos foram propostos na patogênese da endometriose.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os autores concluíram que o estresse oxidativo em outros lugares, como a doença periodontal, pode aumentar o índice para a endometriose. A desregulação imunológica observada na doença periodontal também pode ser a razão para a endometriose que promove a imunodeficiência local.

No entanto, outros estudos serão necessários para fornecer evidências epidemiológicas sobre a associação.

Fonte de pesquisa: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30568357

Comments

comments