Encontre-nos nas redes sociais:

Instagram da IPGO

Use o sistema de busca.

Endometriose e o risco de doenças malignas (extraovarianas)

Home » Espaço Endometriose » Endometriose e o risco de doenças malignas (extraovarianas)
Agende sua Consulta

Leia na hora certa - Use o leitor QR Code e armazene este assunto para ler diretamente em seu Smartphone

Quais são os riscos de câncer de endométrio, tireoide, cervical, melanoma e mama em mulheres com endometriose?

Esta é uma das minhas preocupações. Há algum tempo, uma associação entre endometriose e risco subsequente de câncer tem sido relatada. Em particular, evidências científicas mostraram que a endometriose está relacionada ao risco de certos subtipos de câncer de ovário, conhecidos como células claras e endometrioides. Como a endometriose é influenciada pelo hormônio feminino, a maioria dos estudos examinou principalmente o risco de malignidades relacionadas ao sistema reprodutivo feminino, como o câncer ovariano, endometrial e cervical, ou cânceres nos quais o estrogênio foi sugerido, incluindo melanoma, mama etc. Atualmente, a associação entre endometriose e malignidades extraovarianas é menos clara. Este artigo de Gandini et al. do Departamento de Oncologia Experimental, Instituto Europeu de Oncologia IRCCS, Milão, Itália, teve como objetivo realizar uma  revisão de todos de estudos que examinaram a relação entre endometriose e malignidades extraováricas.

Os autores pesquisaram relatórios publicados nos sites Medline, Embase, Science Direct e Gray Literature Report. As três sequências utilizadas foram: “endometriose e câncer”, “endometriose e malignidade” e “endometriose e tumor”. Um total de 32 artigos foram então incluídos nesta meta-análise. Os estudos foram conduzidos entre 1989 e 2018 em 13 países diferentes.

Esta análise encontrou um aumento significativo do risco de câncer de endométrio e tireoide em mulheres com endometriose. Além disso, houve uma associação inversa com o risco de câncer do colo do útero. Não houve associação entre endometriose e risco de câncer de mama ou risco de melanoma.

 

Leia também: https://ipgo.com.br/o-que-e-endometriose/ 

 

Embora os dados apresentados possam ser importantes, devem ser vistos com cautela devido à limitação do estudo. Sendo um estudo complexo, houve grande variabilidade em termos de desenho do estudo, métodos para definição da exposição, métodos estatísticos e outras características importantes que podem afetar os resultados obtidos. Assim, a heterogeneidade entre os 32 estudos deve ser considerada.

 

Fonte de pesquisa: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30771877

 

 

Comments

comments