• Agendamento de Consulta
  • Financeiro e Detalhes de Tratamento
Início » Novas técnicas ajudam a preservar fertilidade em pacientes com câncer

Novas técnicas ajudam a preservar fertilidade em pacientes com câncer

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

O diagnóstico de câncer é considerado um dos mais sofridos na vida de qualquer pessoa. Entretanto, novas técnicas trazem esperança para preservar ou recuperar a fertilidade em meninas e mulheres que são submetidas a tratamentos contra o câncer. Entre elas estão o congelamento de óvulos, embriões, tecido ovariano e transposição dos ovários em caso de radioterapia. Nos meninos e homens o congelamento do sêmen e tecido testicular são as opções.

Após o pânico inicial, a notícia que os tratamentos para este mal estão cada vez mais eficazes traz algum conforto. O questionamento dos pacientes, principalmente as que ainda não têm filhos e desejam ter, passa a ser justamente sobre o prejuízo de fertilidade após a recuperação. O congelamento de óvulos é a mais importante de todas as técnicas e a que oferece os melhores resultados de gravidez futura.

O especialista em reprodução humana Arnaldo Schizzi Cambiaghi declara “É importante que o médico tenha conhecimento e informe o paciente, seus pais ou responsáveis caso sejam menores de idade que, mesmo se submetendo a tratamentos invasivos, existe a possibilidade de preservação de sua fertilidade”. E conclui: “Desta forma garante, após a cura de seu paciente, a possibilidade de ter filhos e construir sua família”.

Há muitas opções para a preservação da fertilidade em pacientes com câncer. A estratégia a ser escolhida dependerá de três fatores: a idade da paciente; o tempo disponível para que as medidas possam ser tomadas, sem atrapalhar o sucesso do tratamento oncológico; e o tipo de câncer. O médico ajudará a encontrar a melhor alternativa.

Informações complementares:

Estima-se que em 2010, um em cada 250 adultos será sobrevivente de tratamentos de câncer (1), pois a radioterapia e a quimioterapia, além das cirurgias eficazes podem curar até 90%. Isto torna a responsabilidade do médico oncologista ainda maior pois, esquecer este detalhe tão importante, poderá reservar um futuro muito frustrante para estes pacientes. Quanto as mulheres calcula-se que a cada ano, 650 mil são atingidas pelo câncer invasivo e 8% delas (52 mil) tem idade inferior a 40. Estima-se que uma em cada 52 mulheres deverão ter câncer antes dos 39 anos (2). A cada ano são registrados um aumento de 0,3% de casos se câncer e por outro lado o índice de cura vem aumentando 0,6% por ano (3), mas poderá haver prejuízo da fertilidade.

A radioterapia, quando for realizada no baixo abdômen, poderá danificar ou até destruir os ovários, dependendo do tamanho e da localização do tumor e da intensidade da irradiação necessária para a cura. Quando isto ocorre a mulher pára de produzir hormônios e entra na menopausa, impedindo que venha ter filhos com seus próprios óvulos. O mesmo pode ocorrer com a quimioterapia que, dependendo das drogas utilizadas e das doses necessárias para a cura da doença, poderá, além de extinguir o tumor, prejudicar também a função ovariana. As cirurgias castradoras são, muitas vezes, a melhor opção para a cura da mulher, entretanto poderão definir para sempre o futuro infértil da mulher.

(1) Blau J. Pregnancy out come is long term survivors of child hood cancer. Med. Pediatr. Onc. 1999, 33, 29-33.
(2) Greenlee RT, Murray T, Bolden S, Wingo PA. Câncer Statistics, 2000. CA A Cancer Journal for Clinicians 2000 50 (1): 7-33
(3) Preservation of Fertility. Togas Tulandi MD, Roger G. Gos den PhD/DSC. Taylor e Francis – Capítulo. Fertility preservation in female cancer patients Sönmezer and K. Oktay – 177; 190 capítulo 13.

Sobre o Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi – diretor do Centro de Reprodução Humana do Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina da Reprodução (IPGO). Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, pós-graduado pela AAGL, Ilinos, EUA em Advance Laparoscopic Surgety e Membro-titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica, e da European Society of Human Reproductive Medicine.

É autor de vários livros na área médica entre eles: Fertilidade Natural (Ed.LaVida Press), Grávida Feliz, Obstetra Feliz (Ed. LaVida Press), Fertilização um Ato de Amor (Ed. LaVida Press), Ser ou Não Ser Fértil – Eis as Questões e Respostas (Ed.LaVida Press), Bem-Estar da Mulher – a essência da vida – Guia da saúde feminina para todas as idades (Ed. LaVida Press), Gravidez: Caminhos Tropeços e… Conquistas – Depoimentos de casais que contam como venceram as dificuldades de engravidar (Ed.LaVida Press) e Manual da Gestante (Ed. Madras).

Apresenta seu trabalho em Congressos no exterior, o que lhe confere um reconhecimento internacional. Como especialista em Medicina Reprodutiva sua carreira é dedicada principalmente aos casais que têm dificuldade em engravidar, tanto que sua clínica é considerada uma das mais conceituadas para tratamentos de infertilidade.

Entretanto, preocupa-se com a saúde da mulher em todos os aspectos: físico, emocional e afetivo. Pensando no universo feminino criou os sites: www.ipgo.com.brwww.trigemeos.com.brwww.bemestardamulher.com.brwww.fertilidadenatural.com.br; onde esclarece dúvidas e passa informações sobre a saúde feminina, especialmente sobre infertilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende

Ligue

Mensagem

WhatsAPP
Valores e Dúvidas sobre os Tratamentos no IPGO?
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos
Exame aumenta as chances de sucesso nos tratamentos de FIV
Exame oferece novas perspectivas para mulheres que tiveram falhas repetidas nos tratamentos de fertilização in vitro
11 motivos para a paciente procurar o IPGO

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Livros e DVDs publicados pelo IPGO

Leve para sua casa a maior coleção de e-books sobre fertilização, é fácil, rápido e de graça
Valores e Dúvidas sobre os
Tratamentos
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos