Início » Endometriose

Endometriose

Aassociação entre endometriose fertilidade tem sido alvo de discussão há
muitos anos. Os debates em torno das proporções com que esta doença afeta a capacidade da mulher em ter filhos têm causado, por muitas vezes, um “vaivém” nas condutas e tratamentos médicos. É certo que todos os tipos e graus de Endometriose podem influenciar a fertilidade, mas, ainda assim, o diagnóstico não é tão evidente e, entre outras causas de infertilidade, fica como última opção na pesquisa.

Em alguns casos, esta demora pode ser explicada pela inexistência de sintomas, ausência das queixas clínicas e falta de evidências laboratoriais dos Exames de Sangue e Ultrassom Endovaginal. Muitas vezes, a Videolaparoscopia, conclusiva para o diagnóstico, só é solicitada após alguns tratamentos sem sucesso, atrasando a concepção e prolongando o sofrimento do casal.

A Endometriose pode atrapalhar o resultado de gravidez mesmo nos programas de Fertilização In Vitro e, por isso, após a falha destes tratamentos, esta possibilidade de diagnóstico deve ser avaliada, ainda que na ausência de sintomas. Temos observado uma taxa maior de gravidez em pacientes com sintomologia inexpressiva que realizam a Videolaparoscopia quando comparada com aquelas que não a fizeram e, por isso, acreditamos muito na importância desse diagnóstico.

A Endometriose causa infertilidade pelos seguintes efeitos:

  • Influencia os hormônios no processo de ovulação e na implantação do embrião;
  • Altera também o hormônio prolactina e as prostaglandinas que agem negativamente na fertilidade; Endometriose
  • Provoca alterações imunológicas: alterações celulares responsáveis pela imunologia do organismo (células NK, macrófagos, interleucinas, etc.);
  • Interfere na receptividade endometrial. O endométrio, tecido situado no interior da cavidade uterina e local onde o embrião se implanta, sofre a ação de substâncias produzidas pela Endometriose (ILH e LIF – Leukemia Innibitory Factor), que atrapalham a implantação do embrião;
  • Pode interferir no desenvolvimento embrionário e aumentar a taxa de abortamento.
Valores e Dúvidas sobre os
Tratamentos
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos