Todas as TPMs são iguais?

As TPM’s não são todas iguais. Para uma avaliação rigorosa e um tratamento eficaz é necessário que a paciente faça anotações sobre seus sinais e sintomas em pelo menos dois ciclos menstruais. Além de identificar a síndrome, a paciente deve anotar a intensidade dos sinais e sintomas qualificando-os em leves, moderados ou graves. Um gráfico – calendário com os detalhes poderá ser fornecido pelo profissional médico.

Para facilitar o diagnóstico e o tratamento, este gráfico – calendário orienta-nos para que possamos classificar as mulheres em 4 grupos de acordo com a prevalência dos sintomas descritos por elas.

 

Grupo I – Predomínio de ansiedade e agressividade
Você está de mal com a vida. Briga com todos principalmente com as pessoas de que você mais gosta e estão mais próximas. Fica extremamente agitada, apressada com tudo e emocionalmente muito instável.

 

Grupo II – Predomínio de alterações afetivas, principalmente sintomas depressivos
A depressão toma conta de você. Sem motivações para fazer suas atividades, chora por qualquer motivo e sente-se carente de afeto.

 

Grupo III – Predomínio de queixas de ordem física resultantes do acúmulo de retenção de líquidos.
Você percebe aumento de peso, as mamas ficam inchadas e doloridas e a barriga cresce. O intestino tem o funcionamento alterado.

 

Grupo IV – Predomínio de alterações alimentares desde a falta de apetite até o desejo insaciável de comer determinado tipo de alimento – por exemplo, doces.
A fome é incontrolável principalmente a vontade de comer doces e mais ainda chocolate. A ingestão de calorias aumenta, você engorda e isto pode desencadear a depressão.

Leia mais sobre a

Bem Estar da Mulher
Menu
Valores e Dúvidas sobre os
Tratamentos
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos