Início » Cardiologia

Cardiologia

O IPGO e a prevenção das doenças cardiovasculares

Dr. Henrique Tria Bianco
Médico Cardiologista do IPGO
Cardiologia-Clínica Médica-Avaliação Pré-Operatória
Médico Pós Graduado pela UNIFESP

Estima-se que em 2020, como decorrência do crescimento da população idosa e do aumento da longevidade, as doenças do aparelho cardiocirculatório continuarão a liderar as estatísticas de letalidade, seguidas pelos cânceres e por outras doenças crônicas, como as do aparelho respiratório e osteoarticular. A transição epidemiológica está causando um grande impacto no surgimento das doenças do aparelho cardiovascular (DCV). Essa transição é observada pela diminuição da mortalidade por doenças infecto-parasitárias, urbanização e aumento da expectativa de vida. Alia-se a estas mudanças, o aumento do tabagismo, apesar das campanhas anti-tabágico, diminuição das atividades físicas diárias, mudança do perfil de dieta (rica em calorias e gorduras) e aumento do estresse. Estes fatos fazem surgir cada vez mais casos de obesidade, dislipidemia (alterações do colesterol e triglicérides), hipertensão arterial sistêmica e aumento de resistência à insulina (componentes da síndrome metabólica). Todos estes fatos juntos predispõem as DCV.
Dentre mais de 300 potenciais fatores de risco pesquisados, a idade, o sexo e história familiar de DCV, a dislipidemia, o tabagismo, o diabetes, a hipertensão arterial, a obesidade abdominal, o sedentarismo e fatores psicossociais, foram capazes de predizer de forma independente, o risco de infarto, parada cardíaca e morte súbita. É importante ressaltar que os fatores de risco se interagem com somatória nos eventos.
Programas de Prevenção Cardiovascular Global baseiam-se no controle dos fatores de risco intimamente relacionados com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV).
No sentido de se estimar o peso de cada fator de risco e projetar a probabilidade e o tempo de ocorrer o evento cardiovascular (infarto, angina, arritmia grave, morte súbita, etc) estudos populacionais foram desenhados para permitir a criação de escores para a avaliação detalhada do perfil de risco de cada pessoa que procura uma assistência médica.
Dentre os escores, o mais utilizado e que serviu de modelo para a maioria dos outros, foi o de Framingham. Por meio dele, utilizando-se a idade, o colesterol total, o LDL- colesterol, a pressão arterial, o tabagismo e a diabetes, calcula-se o risco estimado de desenvolver DCV no prazo de 10 anos. No Brasil, ainda não temos um escore, pois não dispomos de estudos prospectivos bem delineados.
Em nossa opinião nas populações com risco (alto, moderado ou baixo) para DCV a terapia inicial deve baseia-se na mudança de estilo de vida, com dieta e atividades físicas supervisionadas por profissionais da área e orientação psicológica para o abandono do tabagismo. Nas populações de risco moderado ou alto, o eventual tratamento medicamentoso deve ser guiado pelas diretrizes vigentes para controle da hipertensão arterial ou de dislipidemia, das Sociedades Brasileiras de Cardiologia e Metabologia.

Referências:
Avezum A, Piegas LS – Fatores de risco associados com infarto agudo do miocárdio na região metropolitana de São Paulo. Uma região desenvolvida em um país em desenvolvimento. Arq Bras Cardiol 2005. 84:206-213 [on line]
Mansur AP, Favarato D, Souza MFM, et al. Tendência do risco de morte por doenças ciruculatórias no Brasil de 1979 a 1996. Arq Bras Cardiol 2001,76:497-503 [on line]
Vaz VD, Rassi Jr A – prevenção Cardiovascular Global. Cardiometabolismo na Prática Clínica set.2006 vol 1. N1:28-35.

Agende
Ligue
Mensagem
WhatsAPP
Valores e Dúvidas sobre os Tratamentos no IPGO?
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos
Exame aumenta as chances de sucesso nos tratamentos de FIV
Exame oferece novas perspectivas para mulheres que tiveram falhas repetidas nos tratamentos de fertilização in vitro
11 motivos para a paciente procurar o IPGO

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Conheça os livros digitais do IPGO

Leve para sua casa a maior coleção de E-books sobre fertilização

Adquira já os Livros Publicados do IPGO

Tenha em mãos a sua coleção

Podcast Da Fertilidade

Nossos conteúdos disponíveis a qualquer hora do dia

spotify-lateral
Valores e Dúvidas sobre os
Tratamentos
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos

As informações contida neste site têm caráter informativo e educacional e, de nenhuma forma devem ser utilizada para auto diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

Desenvolvido por

Atendimento – Consultas – Momento Coronavírus

Queridos pacientes

Estamos cuidando de todos os ambientes com atenção especial à limpeza de portas, maçanetas e locais de contato manual, para recebê-los e continuar os atendimentos com a máxima segurança.
CONSULTA PRESENCIAL
Com o objetivo de manter o atendimento às pacientes sem causar prejuízo ou risco à saúde de todos, daremos continuidade às consultas presenciais em horário reduzido e restrito aos casos realmente necessários como gestantes, dor pélvica importante e outras situações que possam estar gerando angústia ou sofrimento às pacientes.

Horários:
2ª Feira: das 8H ás 12H
3ª Feira: das 14H às 18H
4ª Feira: das 8H ás 12H
5ª Feira: das 14h às 18H
6ª Feira: das 8H ás 12H

Atenção: estes horários poderão ser modificados a qualquer momento

CONSULTA ON-LINE/ TELEMEDICINA

Por ser este momento extraordinário em nossas vidas, estamos realizando CONSULTAS ON-LINE seguindo os critérios éticos do Conselho Federal de Medicina (CFM) e publicados no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO – 21 de março de 2020.

Poderão ser marcadas pelo celular +55 11 99491 9030 e os retornos pelo WhatsApp +55 11 98591 1111-  e-mail: ipgoonline@gmail.com

Conheça os detalhes específicos para este atendimento:

Importante: Os tratamentos só serão realizados após consulta presencial.

😷 Atendimento – Consultas – Momento Coronavírus
Queridos Pacientes
CONSULTA PRESENCIAL – Horários:
Com o objetivo de manter o atendimento às pacientes sem causar prejuízo ou risco à saúde de todos, daremos continuidade às consultas presenciais em horário reduzido e restrito aos casos realmente necessários como gestantes, dor pélvica importante e outras situações que possam estar gerando angústia ou sofrimento às pacientes.
  • 2ª feira: das 8h às 12h
  • 3ª feira: das 15h às 19h
  • 4ª feira: das 8h às 12h
  • 5ª feira: das 15h às 19h
  • 6ª feira: das 8h às 12h
Atenção: estes horários poderão ser modificados a qualquer momento
CONSULTA ON-LINE/ TELEMEDICINA
Por ser este momento extraordinário em nossas vidas, estamos realizando CONSULTAS ON- LINE seguindo os critérios éticos do Conselho Federal de Medicina (CFM) e publicados no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO – 21 de março de 2020.
Poderão ser marcadas pelo celular +55 11 99491 9030 e os retornos pelo WhatsApp +55 11 98591 1111– e-mail: ipgoonline@gmail.com
Conheça os detalhes específicos para este atendimento. Importante: Os tratamentos só serão realizados após consulta presencial.