Navegue pelo conteúdo do Post

Consulta e exames importantes preparatórios para o congelamento

Toda mulher que deseja congelar óvulos deve procurar um centro especializado em reprodução assistida para avaliação. Nesta consulta serão explicados todo o processo necessário para o congelamento de óvulos e seu uso posterior, assim como chances de sucesso e limitações. Vale lembrar que a idade da mulher e número de óvulos coletados são muito importantes para se avaliar a chance de gravidez com o congelamento de óvulos. Às vezes, será sugerido mais de uma coleta para se conseguir um número de óvulos com chances razoáveis de gravidez futura.

Além de explicar todo o processo, a mulher passará por uma avaliação clínica e ginecológica. A avaliação clínica é importante para que se analise o histórico da paciente para saber se não há riscos de ser submetida à estimulação ovariana com hormônios (risco de trombose, câncer hormônio dependente) ou riscos de acidentes na hora da coleta (cirurgias pélvicas, tumores pélvicos, endometriose). Isso é importante para se escolher o melhor esquema de estimulação e planejar a coleta de óvulos.

Segue-se, então, um exame ginecológico e ultrassom para avaliar os ovários em relação a tamanho, número de folículos e acessibilidade dos mesmos.

Além disso, alguns exames devem ser solicitados:

  • Hemograma e coagulograma;
  • Citologia oncótica de colo do útero;
  • Exame de secreção vaginal: bacteroscopia e cultura, culturas para Micoplasma / Ureaplasma e pesquisa de clamídia por PCR;
  • Sorologias: Hepatite B, hepatite C, sífilis, HIV 1 e 2, HTLV 1 e 2;
  • Pesquisa de reserva ovariana: FSH, LH e estradiol (entre 2º e 5º dia do ciclo), hormônio antimulleriano e/ou ultrassom para contagem de folículos antrais;
  • Outros hormônios: TSH. T4 livre e Prolactina.

Outros exames podem ser solicitados em situações especiais e de forma individualizada: cariótipo com Banda G ( avalia os cromossomos da paciente), ultrassom de mamas, ressonância nuclear magnética de pelve ou ultrassom transvaginal com preparo intestinal para pesquisa de endometriose.

Este texto foi extraído do e-book “Congelamento de Óvulos”.
Faça o download gratuitamente do e-book completo clicando no botão abaixo:

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo!
Posts Recentes:
Para mais informações entre em contato com o IPGO

Fale conosco por WhatsApp, e-mail ou telefone