Início » ACNP(Atendimento Centrado na Necessidade do Paciente)

ATENDIMENTO 360 GRAUS

ACNP (Atendimento Centrado na Necessidade do Paciente)

O ATENDIMENTO CENTRADO NA NECESSIDADE DO PACIENTE pode também ser chama do de “Atendimento 360 graus”, pois envolve o olhar sobre toda a jornada do paciente, desde o primeiro contato com a clínica até o desfecho final do tratamento, englobando diversos pontos do relacionamento de todos os profissionais envolvidos na jornada. É a prática de um cuidado ampliado aos pacientes e a atenção naquilo que é o mais significativo para eles, principalmente nos casos dos tratamentos de infertilidade conjugal. O objetivo final no atendimento do paciente é sempre o sucesso do tratamento finalizando-o com um bebê saudável em casa, utilizando o rigor da ciência e das boas práticas médicas, reduzindo ao máximo os possíveis efeitos colaterais indesejáveis, a dor e o impacto psicológico negativo que o tratamento pode causar. 


Algumas vezes os familiares podem estar envolvidos neste processo e podem ser convocados para compartilhar desta jornada, se for o desejo da paciente.

Os profissionais do IPGO são treinados para ouvir e dar assistência sempre respeitosa e receptiva às preferências, necessidades e valores individuais de cada paciente, preferências estas que devem estar entrelaçadas com as decisões clínicas. Acolhimento e propósito são fundamentais no atendimento.

O ATENDIMENTO CENTRADO NA NECESSIDADE DO PACIENTE é fundamentado não só na ciência, na individualização da pesquisa laboratorial e na indicação precisa do tratamento, mas também na sensibilidade do ponto de vista emocional, mental, espiritual, social, religioso e financeiro. Afinal, cada ser humano é único.

Os 14 princípios do ACNP no IPGO

  1. Acolhimento da paciente e facilitação na marcação da consulta e nas informações iniciais.
    Pronto atendimento às pacientes com oferecimento de vários canais para marcação de consulta (telefone, whats app, e mail e site) com disponibilização clara de valores do atendimento e formas de pagamento, datas disponíveis e esclarecimentos sobre possíveis encaixes mediante disponibilidade. Procuramos fazer um agendamento fácil, ágil e claro. (OBS: Eventuais atrasos no atendimento podem ocorrer em decorrência de possíveis intercorrências)
  2. Entender as necessidades do paciente durante a espera pela consulta quando a paciente chega à clínica.
    Para nós é muito importante que os pacientes sejam atendidos de forma simpática e humanizada por todos os profissionais da clínica, desde sua chegada no estacionamento até o momento do pós consulta. Para isso contamos um uma equipe coordenada, colaborativa e acessível.
  3. Na consulta, projetar empatia, conhecer seu histórico, experiências anteriores, sua DOR emocional, o seu momento atual e as suas reais necessidades.
    A consulta é um momento único. Assim, os médicos do IPGO procuram conhecer o universo de suas pacientes, suas angústias, seus objetivos e suas ressalvas para que possa estabelecer um vínculo de confiança e parceria. Procuramos conhecer e entender as preferências pessoais, crenças, valores e tradições culturais de nossos pacientes visando o entendimento global da pessoa e não apenas de um problema de saúde ou doença.
  4. Equipe multidisciplinar coesa e empática, para que os pacientes se sintam seguros a respeito das informações fornecidas por todos os membros da equipe.
    É importante que todos os profissionais da clínica “falem a mesma língua” e para isso criamos os protocolos de atendimento e fluxogramas para que saibam o próximo passo a seguir. Nossa equipe também realiza cursos periódicos e participa de congressos para atualização. Temos uma equipe multidisciplinar e contamos com o apoio de corpo de enfermagem pronto e disponível para atender os pacientes em todas as suas necessidades.
  5. Informações médicas precisas e transparentes sobre os possíveis tratamentos e as expectativas de resultados para cada um deles.
    O conhecimento técnico é essencial para que se possa oferecer o que há de melhor para cada caso e os pacientes devem ter tempo para sanar todas as suas dúvidas. Para isto contamos com nossa equipe de enfermagem que procura auxiliar todos os pacientes no pós consulta, disponíveis por telefone e WhatsApp para eventuais problemas ou dúvidas que venham a surgir.
  6. Confortar e tranquilizar a paciente/casal em cada passo para que sintam que ESTÂO NO LUGAR CERTO.
    Nosso objetivo, no decorrer do tratamento, é o estreitamento das relações de confiança, a demonstração de resultados de forma clara, a facilidade do contato no caso de emergências ou problemas, a segurança e o conforto de nossos pacientes.
  7. Os tratamentos devem ser individualizados de acordo com a necessidade, COM O MOMENTO DE VIDA DO INDIVÍDUO, mas devem também se concentrar no conforto físico e no bem-estar emocional.
    O IPGO sabe que cada pessoa é diferente da outra e cada momento da vida é único. Sabe que é preciso ter sensibilidade para reconhecer cada momento e, por isso, sabe que as vezes é preciso recuar, como às vezes é preciso avançar, mas sempre confortando e caminhando junto com o paciente. Por saber que não existe um tratamento padrão para todas as pacientes, o IPGO só indica o tratamento após estudo minucioso das reais necessidades dos pacientes baseadas na ciência, na lei e na ética.
  8. Apoio psicológico para superar o momento difícil (suporte emocional).
    Contamos com um psicólogo especialista em casos de reprodução assistida e não hesitamos em recomendá-lo quando sentimos necessidade ou quando solicitado pelo paciente. Sabemos o quanto é difícil superar a frustação de algo que deveria ser natural.
  9. Apoio Nutricional (ajustes na alimentação que possam potencializar os resultados).
    A alimentação e estilo de vida interferem muito na saúde e na doença e por isso contamos com o apoio de uma nutricionista especializada para auxiliar os tratamentos, individualizando cada paciente e criando estratégias que se encaixem na rotina diária de cada indivíduo.
  10. Conhecimento das relações familiares (companheiro (a), mãe, pai, irmãos etc…).
    O IPGO entende que seus pacientes têm uma história e, conhecendo suas relações interpessoais, podemos compreender toda uma dinâmica que pode interferir no tratamento. Algumas pacientes preferem contar sobre o tratamento para familiares ou amigos, outras preferem esconder e nós, profissionais, devemos conhecer este contexto e não interferir nesta decisão que é muito pessoal. Assim, se for vontade da paciente, pessoas próximas poderão participar de todo atendimento.
  11. Flexibilização do fluxo financeiro.
    Compreendemos que a parte financeira nos tratamentos de reprodução humana é muito importante e muitas vezes preocupante para os pacientes. Sendo assim, nossa equipe financeira está sempre disponível para estudar a melhor forma de gerenciar o fluxo financeiro de pagamentos a fim de viabilizar os tratamentos.
  12. Acolhimento emocional no resultado negativo.
    O que ninguém deseja muitas vezes acontece e mesmo consciente das taxas de sucesso a paciente sempre acredita que com ela vai dar certo! Vai ser diferente! Todos do IPGO torcemos pelo resultado positivo nos tratamentos, mas quando o resultado é desfavorável acolhemos, damos forças para recomeçar, procuramos explicações e novas formas de tentativa rumo ao objetivo final.
  13. Quando necessário, proporcionar informações que possam ser úteis durante a gestação, até o nascimento do bebê.
    O sucesso do tratamento não termina no positivo: nosso objetivo é um bebê saudável em casa e, nos casos de gestações tão desejadas, o pré-natal deve ser ainda mais minucioso. Mesmo nos casos em que o pré natal seja realizado fora, acompanhamos até 12 semanas e gestação e realizamos encaminhamento detalhado ao médico que dará continuidade.
  14. Estimular medidas de prevenção de doenças e promoção de saúde.
    Como médicos, devemos pensar não só no tratamento em si mas em medidas que possam prevenir doenças futuras e promover a saúde global dos nossos pacientes. Prevenir doenças é o melhor remédio e nos preocupamos na prevenção de outras doenças como câncer, doenças infecciosas e cardiovasculares e disponibilizamos recursos necessários aos exames preventivos.

Referências:

Arnaldo Schizzi Cambiaghi – CREMESP 33.692

Agende
Ligue
Mensagem
WhatsAPP
Valores e Dúvidas sobre os Tratamentos no IPGO?
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos
Exame aumenta as chances de sucesso nos tratamentos de FIV
Exame oferece novas perspectivas para mulheres que tiveram falhas repetidas nos tratamentos de fertilização in vitro
11 motivos para a paciente procurar o IPGO

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Conheça os livros digitais do IPGO

Leve para sua casa a maior coleção de E-books sobre fertilização

Adquira já os Livros Publicados do IPGO

Tenha em mãos a sua coleção

Podcast Da Fertilidade

Nossos conteúdos disponíveis a qualquer hora do dia

spotify-lateral
Valores e Dúvidas sobre os
Tratamentos
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos

As informações contida neste site têm caráter informativo e educacional e, de nenhuma forma devem ser utilizada para auto diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

Desenvolvido por