Início » Capítulo 3 – Cólica Menstrual

Capítulo 3 – Cólica Menstrual

Cólica Menstrual

A cólica menstrual, conhecida também como dismenorréia, é a dor na localização pélvica, no ventre, que ocorre pouco antes ou pouco depois do período menstrual. A dor pode ser leve ou moderada, acompanhada de diarréia, cefaléia e mal-estar, ou ainda forte, incapacitando a mulher de realizar suas atividades normais, por dois até sete dias. Muitas apresentam estes sintomas com tal intensidade que as obrigam a faltar ao trabalho, a estudos e atividades de lazer, prejudicando assim a sua qualidade de vida e bem-estar.

A dismenorréia pode ser classificada em primária e secundária.

Primária: é a menstruação dolorosa sem lesões e alterações em órgãos pélvicos. Geralmente é de natureza desconhecida, e ocorre logo após as primeiras menstruações, diminuindo a intensidade da dor e outros sintomas em torno dos 20 anos de idade ou na gravidez. As dores são causadas pelas contrações uterinas promovidas por substâncias produzidas pelo próprio organismo, chamadas prostaglandinas.

Secundária: ocorre principalmente após dois anos da primeira menstruação, e está relacionada a algumas alterações dos órgãos localizados na pelve, como miomas uterinos, infecção pélvica, endometriose, alterações no formato do útero e uso de DIU (Dispositivo Intrauterino) entre outros. A dor pode durar até os últimos dias do fluxo menstrual.

O diagnóstico é feito pela história clínica da paciente, exame ginecológico e alguns exames complementares, como ultrassom transvaginal, dosagem de hormônios e marcadores que podem sugerir a presença da endometriose. Tratamento

Para o tratamento da dismenorréia primária devem ser indicados exercícios físicos cotidianos (pelo menos fazer caminhadas diárias), e pode ser usado antiinflamatório tomado um pouco antes e durante toda a menstruação. Podem ainda ser usados anticoncepcionais. Atualmente, implantes hormonais que impedem o ciclo menstrual podem ser uma alternativa interessante. Uma dieta com menos gordura animal e mais fibras também pode ajudar. Para o alívio da dor, coloque uma bolsa de água quente no baixo ventre e faça massagens. Na secundária são utilizadas as mesmas medidas citadas acima, mas deve-se ainda fazer um tratamento direcionado à causa da dor, seja para endometriose, infecção pélvica ou presença do DIU, entre outros.

Agende
Ligue
Mensagem
WhatsAPP

Leia mais sobre a

Bem Estar da Mulher
Menu
Valores e Dúvidas sobre os
Tratamentos
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos

As informações contida neste site têm caráter informativo e educacional e, de nenhuma forma devem ser utilizada para auto diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

Desenvolvido por

Atendimento – Consultas – Momento Coronavírus

Queridos pacientes

Estamos cuidando de todos os ambientes com atenção especial à limpeza de portas, maçanetas e locais de contato manual, para recebê-los e continuar os atendimentos com a máxima segurança.
CONSULTA PRESENCIAL
Com o objetivo de manter o atendimento às pacientes sem causar prejuízo ou risco à saúde de todos, daremos continuidade às consultas presenciais em horário reduzido e restrito aos casos realmente necessários como gestantes, dor pélvica importante e outras situações que possam estar gerando angústia ou sofrimento às pacientes.

Horários:
2ª Feira: das 8H ás 12H
3ª Feira: das 14H às 18H
4ª Feira: das 8H ás 12H
5ª Feira: das 14h às 18H
6ª Feira: das 8H ás 12H

Atenção: estes horários poderão ser modificados a qualquer momento

CONSULTA ON-LINE/ TELEMEDICINA

Por ser este momento extraordinário em nossas vidas, estamos realizando CONSULTAS ON-LINE seguindo os critérios éticos do Conselho Federal de Medicina (CFM) e publicados no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO – 21 de março de 2020.

Poderão ser marcadas pelo celular +55 11 99491 9030 e os retornos pelo WhatsApp +55 11 98591 1111-  e-mail: ipgoonline@gmail.com

Conheça os detalhes específicos para este atendimento:

Importante: Os tratamentos só serão realizados após consulta presencial.

😷 Atendimento – Consultas – Momento Coronavírus
Queridos Pacientes
CONSULTA PRESENCIAL – Horários:
Com o objetivo de manter o atendimento às pacientes sem causar prejuízo ou risco à saúde de todos, daremos continuidade às consultas presenciais em horário reduzido e restrito aos casos realmente necessários como gestantes, dor pélvica importante e outras situações que possam estar gerando angústia ou sofrimento às pacientes.
  • 2ª feira: das 8h às 12h
  • 3ª feira: das 15h às 19h
  • 4ª feira: das 8h às 12h
  • 5ª feira: das 15h às 19h
  • 6ª feira: das 8h às 12h
Atenção: estes horários poderão ser modificados a qualquer momento
CONSULTA ON-LINE/ TELEMEDICINA
Por ser este momento extraordinário em nossas vidas, estamos realizando CONSULTAS ON- LINE seguindo os critérios éticos do Conselho Federal de Medicina (CFM) e publicados no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO – 21 de março de 2020.
Poderão ser marcadas pelo celular +55 11 99491 9030 e os retornos pelo WhatsApp +55 11 98591 1111– e-mail: ipgoonline@gmail.com
Conheça os detalhes específicos para este atendimento. Importante: Os tratamentos só serão realizados após consulta presencial.