Os avanços tecnológicos dos últimos anos, na área da oncologia, têm proporcionado aos pacientes tratamentos que revolucionaram a esperança de uma vida melhor.
Jovens, que tinham muitas vezes um futuro desenganado, podem agora olhar com esperanças concretas, a cura de sua doença. Entretanto, esta evolução nem sempre tem evitado o prejuízo da saúde reprodutiva causado pelas cirurgias, quimioterapias ou radioterapias, comuns a estas pacientes.
As novas técnicas de preservação da fertilidade explicadas neste manual – congelamento de óvulos, fragmentos de ovário e fragmentos de testículos e outras utilizadas há mais tempo, congelamento de sêmen e embriões – associadas às técnicas de fertilização assistida, abrem a perspectiva para que o desejo de ter filhos após o término do tratamento não se torne uma frustração e sim uma realidade viável.
Acredito que este “Manual da Preservação da Fertilidade em Pacientes com Câncer”, possa ser bastante útil para pacientes, pais e médicos que além de utilizarem as técnicas modernas do presente, deslumbram um futuro cada vez melhor para seus pacientes.
Dr. Arnaldo Schizzi Cambiagh