Início » Novo exame avalia a fertilidade masculina por meio da análise de anomalias cromossômicas no esperma

Novo exame avalia a fertilidade masculina por meio da análise de anomalias cromossômicas no esperma

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi do IPGO, esteve presente no congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE) em Munique, Alemanha, entre os dias 29 de junho e 2 de julho de 2014. Um dos estudos que chamou a atenção foi apresentado pela médica Dolores J. Lamb, professora do departamento de urologia e diretora do laboratório masculino de pesquisas e ensaios de reprodução do Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos.

TAS, sigla que vem da tradução livre de SAT (Sperm Aneuploidy Test). Trata-se de um teste de aneuploidias no sêmen e que pode ser fundamental para o diagnóstico e esclarecimento da causa da infertilidade dos casais, analisando se há anomalias cromossômicas no esperma.

Essa novidade é importante pois fatores masculinos são responsáveis por até 50% dos casais inférteis que necessitam das tecnologias de reprodução assistida avançada (FIV). Pesquisas sobre a fertilidade do homem tem sofrido avanços incríveis. Já se foi o tempo em que se achava que a responsável pela infertilidade era só a mulher.

As anomalias genéticas, incluindo espermatozoides com aneuploidia (aneuploide é a célula que teve o seu material genético alterado, sendo portadora de um número cromossômico diferente do normal da espécie; pode ter uma diminuição ou aumento do número de pares de cromossomos, porém não de todos) , bem como aberrações estruturais, estão entre as principais causas de infertilidade.

O TAS é um teste de diagnóstico para o estudo da infertilidade masculina, indicado para casais submetidos a tratamentos de reprodução assistida. Avalia a presença de anormalidades cromossômicas no esperma e determina o risco de transmissão dessas aos futuros filhos. Analisa os cromossomos cujas anomalias podem levar a abortos ou nascimentos com doenças cromossômicas (cromossomos 13, 18, 21, X e Y).

O teste estuda a etiologia genética da infertilidade masculina e permite analisar a presença de um número anormal de cromossomos (aneuploidias e diploidias) nos espermatozoides. Em casais com fator masculino grave, há um maior risco de transmissão de anomalias cromossômicas espermáticas a sua descendência. Os cromossomos 13, 18, 21, X, e Y, comumente envolvidos em abortos espontâneos e descendentes afetados com anormalidades cromossômicas, são analisados por hibridação fluorescente in situ (FISH – Fluorescent In Situ Hybridization).

Até 60% das gestações, em casais com um aumento da incidência de anomalias cromossômicas espermáticas (TAS anormal), resultam em aborto. O teste TAS permite a identificação de homens com chances de sucesso reprodutivo baixo. É uma ferramenta que proporciona um aconselhamento genético prévio mais personalizado ao casal infértil, para a realização de um tratamento de fertilização in vitro. TAS pode ajudar o aconselhamento antes da conclusão de um casal para a realização de tratamento de reprodução assistida.

Causas de aneuploidia no esperma: fumo, bebida alcoólica, cafeína, uso de alguns medicamentos como finasterida, exposição a produtos químicos como benzeno ou pesticidas, quimioterapia, radiação ionizante e idade avançada.

Recomenda-se o TAS em casos como o de casais com abortos repetidos sem etiologia identificada; casais com vários tratamentos de reprodução assistida sem a gravidez (repetidas falhas de implantação); infertilidade inexplicada; FSH (hormônio folículo-estimulante) elevado; homens com padrão normal de cromossomos, mas que geram embriões cromossomicamente anormais; oligoasthenoteratozoospermia e teratozoospermia grave. Quanto menor a concentração espermática maior a incidência de anomalias cromossômicas espermáticas e gestação anterior com anomalia cromossômica.

Informações à imprensa:

Cármen Guaresemin – Jornalista Responsável

Tel: (11) 3667-6048 / 3662-2434
Cel.: (11) 99245-6501

carmen@inthepress.com.br

http://www.inthepress.com.br

Informações à imprensa: LaVida Press
  • (11) 3057-1796
  • (11) 3057-1796
  • jornalismo@lavidapress.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende
Ligue
Mensagem
WhatsAPP
Valores e Dúvidas sobre os Tratamentos no IPGO?
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos
Exame aumenta as chances de sucesso nos tratamentos de FIV
Exame oferece novas perspectivas para mulheres que tiveram falhas repetidas nos tratamentos de fertilização in vitro
11 motivos para a paciente procurar o IPGO

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Conheça os livros digitais do IPGO

Leve para sua casa a maior coleção de E-books sobre fertilização

Adquira já os Livros Publicados do IPGO

Tenha em mãos a sua coleção

Podcast Da Fertilidade

Nossos conteúdos disponíveis a qualquer hora do dia

spotify-lateral
Valores e Dúvidas sobre os
Tratamentos
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos

As informações contida neste site têm caráter informativo e educacional e, de nenhuma forma devem ser utilizada para auto diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

Desenvolvido por