Início » Rejuvenescimento do Ovário ou Reativação Folicular

Rejuvenescimento do Ovário ou Reativação Folicular

Recentemente, muito vem se falando de rejuvenescimento ovariano, ou seja, recuperação de ovários que já não apresentam mais função. Ainda não se consegue criar novos óvulos, entretanto algumas opções de tratamentos vem sendo propostas. Já foi provado que mulheres que não apresentam mais óvulos em ciclos de FIV e mesmo as que já não tem mais ciclos menstruais, com níveis hormonais indicando menopausa, na verdade ainda têm folículos ovarianos (pequenos cistos que contêm um óvulo cada) que estão presentes apesar de não serem recrutados. Com o entendimento das vias moleculares que controlam o recrutamento ovariano, alguns tratamentos foram propostos. Na verdade, o termo correto é Reativação folicular, uma vez que reativa folículos dormentes mas não tem o poder de criar óvulos quando os ovários já não os tem mais, além de não melhorar a qualidade dos óvulos. É ainda é considerado experimental e só pode ser realizado em casos específicos em que se enquadram nos princípios éticos do Conselho Federal de Medicina.

Todas as técnicas apresentadas até hoje estão em uma fase inicial e são experimentais e embora já apresentem alguns resultados positivos, consideramos ainda cedo para concluir a sua efetividade.

A técnica clássica é realizada através de uma cirurgia onde se retiram fragmentos do ovário, os trata com medicação específica e os reimplanta no próprio ovário remanescente ou próximo a ele. Acredita-se que este procedimento ativa o recrutamento folicular.

Não realizamos este procedimento de rejuvenescimento (Reativação folicular) como indicação única operatória, pois é considerada uma técnica experimental. Não é indicada também em mulheres com idade superior a 42 anos, pois não haverá melhora da qualidade ovular

As alternativas para reativação folicular são:

  • Rejuvenescimento do ovário pela infusão de PRP (plasma rico em plaquetas) nos ovários. O PRP é rico de fatores de crescimento que pode reativar folículos dormentes;
  • Rejuvenescimento pela via HIPPO: técnica cirúrgica semelhante a reativação folicular clássica, mas somente retirando os fragmentos e os reimplantando diretamente;
  • REFOS – Reativação folicular simplificada.

REFOS – Reativação folicular simplificada

A técnica de reativação folicular simplificada, que chamamos de forma abreviada de REFOS tem o mesmo objetivo da técnica Hippo, apresentada em outro vídeo que está disponível no CANAL IPGO. O objetivo, que é reativar folículos dormentes que não respondem ao estímulo ovariano habitual nos tratamentos de fertilização assistida. Foi idealizado inicialmente pelo grupo New Hope Fertility Center em New York e consiste em fazer algumas punções no ovário, utilizando a mesma agulha utilizada na coleta dos óvulos nos tratamentos de FIV. A vantagem deste procedimento é o fato de ser simples, não é cirúrgico e pode ser feito com anestesia local ou sedação e dura, no máximo, 5 minutos.

O IPGO realiza este procedimento em pacientes que obedecem aos critérios de inclusão, médicos e éticos, para este procedimento.

Índice

Menu
Valores e Dúvidas sobre os
Tratamentos
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos