Navegue pelo conteúdo do Post

Estudo comprova que terapia em grupo ajuda pais de trigêmeos

O 22º Congresso Europeu de Reprodução Humana em Praga, República Tcheca, realizado entre os dias 18 e 21 de junho, contou com a apresentação de um estudo inédito realizado no Brasil. Participaram do projeto 20 casais que esperam trigêmeos. Nele demonstrou-se a eficácia da terapia em grupo para superar obstáculos que esta gravidez impõe.

O trabalho recebeu o nome original em português de: “Um estudo das principais vivências emocionais de casais à espera de trigêmeos”. Foi idealizado no Centro de Reprodução Humana do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO), e concretizado pelo especialista em infertilidade Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi e a psicóloga Eliane Rovigatti Gasparini.

O sentimento desses casais, que na maioria das vezes engravidaram por tratamentos de fertilização assistida, é ambíguo. Por um lado estão muito felizes por perderem o estigma da infertilidade; por outro estão ansiosos, inseguros e com medo de abortos ou partos prematuros. Preocupam-se com as necessidades quase obrigatórias de reorganizar a vida, uma casa mais espaçosa, um carro maior, etc.

Estes sentimentos podem ser extremamente angustiantes. A terapia ajuda muito nestes casos, pois cria uma identificação positiva entre os casais participantes. A conclusão do trabalho mostrou que após estes encontros, eles demonstraram alívio em poder observar, escutar e trazer suas experiências com aqueles que realmente vivem a mesma realidade.

Sobre o Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi – diretor do Centro de Reprodução Humana do Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina da Reprodução (IPGO). Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, pós-graduado pela AAGL, Ilinos, EUA em Advance Laparoscopic Surgety e Membro-titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica, e da European Society of Human Reproductive Medicine.

É autor de vários livros na área médica entre eles: Fertilidade Natural (Ed.LaVida Press), Grávida Feliz, Obstetra Feliz (Ed. LaVida Press), Fertilização um Ato de Amor (Ed. LaVida Press), Ser ou Não Ser Fértil – Eis as Questões e Respostas (Ed.LaVida Press), Bem-Estar da Mulher – a essência da vida – Guia da saúde feminina para todas as idades (Ed. LaVida Press), Gravidez: Caminhos Tropeços e… Conquistas – Depoimentos de casais que contam como venceram as dificuldades de engravidar (Ed.LaVida Press) e Manual da Gestante (Ed. Madras).

Apresenta seu trabalho em Congressos no exterior, o que lhe confere um reconhecimento internacional. Como especialista em Medicina Reprodutiva sua carreira é dedicada principalmente aos casais que têm dificuldade em engravidar, tanto que sua clínica é considerada uma das mais conceituadas para tratamentos de infertilidade.

Entretanto, preocupa-se com a saúde da mulher em todos os aspectos: físico, emocional e afetivo. Pensando no universo feminino criou os sites: www.ipgo.com.brwww.trigemeos.com.brwww.bemestardamulher.com.brwww.fertilidadenatural.com.br; onde esclarece dúvidas e passa informações sobre a saúde feminina, especialmente sobre infertilidade.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

Tem alguma dúvida sobre esse assunto?

Envie a sua pergunta sobre assunto que eu responderei o mais breve possível!

Tem alguma dúvida sobre esse assunto?

Envie a sua pergunta sobre assunto que eu responderei o mais breve possível!

Posts Recentes:
Newsletter
Para mais informações entre em contato com o IPGO

Fale conosco por WhatsApp, e-mail ou telefone

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo!