Medicamentos que provocam aborto podem ser mortais para mulheres

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Diante das discussões a respeito da legalização, o uso indiscriminado de pílulas com substâncias que provocam o aborto, deve ser discutido

O uso de drogas abortivas pode levar muitas mulheres à morte. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 250 mil internações foram feitas nos hospitais do SUS – Sistema Único de Saúde, decorrentes de abortos provocados, entre eles, os feitos por meio do misoprostrol, conhecido comercialmente como Cytotec. A substâncias é indicada para problemas gástricos e um de seus efeitos colaterais é a indução do aborto, devido às fortes contrações uterinas que provoca. Sua venda está restrita desde 1998 à hospitais credenciados pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Entretanto, muitas pessoas conseguem adquiri-la ilegalmente.

A substância pode causar infertilidade decorrente de graves quadros de infecções e complicações que podem levar à perda uterina. “As mulheres que se submetem a esse tipo de interrupção gestacional podem apresentar sangramentos constantes por várias semanas, ou um fluxo mais intenso do que o esperado. Isso possibilita o alojamento de bactérias na região da vagina e do útero, provocando infecções e até a morte, caso não seja devidamente tratado”, explica dr. Arnaldo Cambiaghi, especialista em infertilidade do Centro de Reprodução Humana do IPGO – Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia.

Nos Estados Unidos, cinco mulheres faleceram em um pequeno período de tempo, após tomarem pílulas abortivas. A OMC – Organização Mundial de Saúde, declarou que, nos países onde o aborto é permitido, o uso desses medicamentos deve ter um rigoroso acompanhamento médico.

Enquanto no Brasil a questão do aborto ainda está em discussão, diversos pontos de vista são expostos. No caso das pílulas abortivas o especialistaalerta que todos os fatos devem ser analisados para que a saúde da mulher não seja colocada em risco. “Infelizmente as pessoas não conversam com um médico a respeito do assunto. Elas adquirem o medicamento, atualmente de maneira ilegal, sem saber os verdadeiros riscos que correm. Muitas delas desconhecem ou simplesmente ignoram os perigos na ânsia de impedir a gravidez”, finaliza dr. Cambiaghi.

Sobre o Autor

Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi é ginecologista-obstetra especialista em medicina reprodutiva, trilha sua carreira auxiliando casais na busca por um filho e durante toda a gestação.

Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e pós-graduado pela AAGL, Ilinos, EUA em Advance Laparoscopic Surgety. Membro-titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica, da European Society of Human Reproductive Medicine.

O especialista é diretor do centro de reprodução humana do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO), além de autor de diversos livros na área médica como Fertilidade Natural (Ed. LaVida Press), Grávida Feliz, Obstetra Feliz (LaVida Press), Fertilização um ato de amor (Que terá a 3ª. Edição lançada pela LaVida Press em Fevereiro) e Manual da Gestante (Ed. Madras).

Criou também os sites: www.ipgo.com.brwww.trigemeos.com.brwww.fertilidadenatural.com.br, onde esclarece dúvidas e passa informações sobre a saúde feminina, especialmente sobre infertilidade. Apresenta seu trabalho em Congressos no exterior, o que confere a ele um reconhecimento internacional.

Informações à imprensa: LaVida Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende
Ligue
Mensagem
WhatsAPP
Valores e Dúvidas sobre os Tratamentos no IPGO?
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos
Exame aumenta as chances de sucesso nos tratamentos de FIV
Exame oferece novas perspectivas para mulheres que tiveram falhas repetidas nos tratamentos de fertilização in vitro
11 motivos para a paciente procurar o IPGO

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Conheça os livros digitais do IPGO

Leve para sua casa a maior coleção de E-books sobre fertilização

Adquira já os Livros Publicados do IPGO

Tenha em mãos a sua coleção

Podcast Da Fertilidade

Nossos conteúdos disponíveis a qualquer hora do dia

spotify-lateral
Valores e Dúvidas sobre os
Tratamentos
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos