Navegue pelo conteúdo do Post

Novo tratamento em fertilização substitui injeções por comprimidos via oral

Contato: saude@ipgo.com.br
Tel. (11) 3885-4333
 

Um novo esquema de estimulação ovariana idealizado por médicos chineses promete tornar os tratamentos de fertilização in vitro mais simples, menos desconfortáveis e mais baratos.

Não há dúvida que uma das preocupações mais comuns, responsável pelo estresse das pacientes frente aos tratamentos de Reprodução Assistida, é a complexidade dos medicamentos, principalmente os injetáveis, pela disciplina imposta nos horários pré-determinados, que devem ser respeitados, além do desconforto da dor, o custo destes medicamentos e o medo de nada dar certo (FIG – 1).

FIG- 1- Verberg, Eijkemans, Heijnen, Broekmans, Klerk, Fauser and Macklon, Why do couples drop-out from IVF treatment? A prospective cohort study Human Reproduction Vol.23, No.9 pp. 2050–2055, 2008 doi:10.1093/

Neste novo protocolo idealizado pelo chinês Yanping Kuang, do Ninth People’s Hospital, afiliado à Universidade de Xangai, parte da medicação injetável utilizada diariamente por 5 dias foi trocada por um comprimido por dia por cerca de 10 dias. Normalmente utilizamos de rotina estas 5 injeções do antagonista do GnRh para impedir a ovulação antecipada pois inibe o pico do hormônio LH, responsável por desencadear o processo ovulatório, o que causaria o cancelamento do tratamento naquele mês. Essas injeções têm um custo total ao redor de 1.000,00 reais. Neste protocolo, essas injeções são trocadas por um comprimido simples chamado Medroxiprogesterona, que é tomado via oral (pela boca) por cerca de 10 dias. Este medicamento pode ser comprado em qualquer farmácia com custo máximo de 20,00 reais. Com isso, temos menos estresse e desconforto para a paciente, com um custo menor (FIG – 2).

Neste estudo o tratamento foi realizado em mais de 300 mulheres, incluindo pacientes com ovários normais, com ovários policísticos e com baixa reserva ovariana. Os resultados foram todos semelhantes ao tratamento convencional.
A grande vantagem deste protocolo é dar mais oportunidade a pacientes que tem restrições financeiras e aquelas que sofrem com as picadas das injeções diárias. Isso torna a fertilização In vitro viável a um maior numero de casais.

FIG. 2

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

Tem alguma dúvida sobre esse assunto?

Envie a sua pergunta sobre assunto que eu responderei o mais breve possível!

Para mais informações entre em contato com o IPGO

Fale conosco por WhatsApp, e-mail ou telefone

Posts Recentes:
Newsletter
Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo!