Início » Sexo sem camisinha pode causar infertilidade

Sexo sem camisinha pode causar infertilidade

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Com a proximidade do carnaval aumenta a preocupação dos profissionais de saúde. Nesta época, as pessoas tendem a estarem mais soltas, consomem mais bebidas alcoólicas e perdem mais facilmente o controle. Uma das conseqüências desse comportamento pode ser a prática do sexo por diversão e sem proteção. Uma gravidez não desejada é o mínimo que pode acontecer. Outra conseqüência séria são as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Doenças graves que podem causar infertilidade, disfunções sexuais, abortos, alguns tipos de câncer e até a morte.

As DSTs são doenças transmitidas por meio da relação sexual, seja de homem com mulher, homem com homem ou mulher com mulher. Em geral, a pessoa infectada transmite a DST para seus parceiros, principalmente quando acontece penetração. Segundo o especialista em infertilidade Arnaldo Schizzi Cambiaghi, apenas uma minoria, entre 20% e 30% dos doentes, percebe algum sinal ou sintoma. “Para o sexo feminino, a situação é mais alarmante: 80 a 90% das mulheres infectadas não conseguem perceber algum sinal ou sintoma. Por isso, recomenda-se às pacientes consultas periódicas ao ginecologista. O uso do preservativo é essencial para evitar o contágio”, informa o médico.

A melhor forma de se prevenir contra as DSTs é utilizando camisinha em todas as relações sexuais. Por ser uma doença com poucos sintomas visíveis os pacientes não procuram orientação médica disseminando a doença. Segundo o Ministério da Saúde, calcula-se que o cada ano cerca de 10 milhões de brasileiros é infectado por algum tipo de DST. “Em São Paulo, por exemplo, acredita-se que surjam cerca de 2 mil casos novos por dia” esclarece Cambiaghi.

Na época da folia é importante manter a consciência. A camisinha é a forma mais segura de se proteger de uma gravidez indesejada e das diversas DSTS, inclusive da Aids. Os preservativos são vendidos em todas as farmácias do Brasil, além de serem distribuídos em postos de saúde durante todo o ano e com maior intensidade nesta época. Use-os não apenas no carnaval, mas em todas as relações sexuais.

Sobre o Autor

Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi é ginecologista-obstetra especialista em medicina reprodutiva, trilha sua carreira auxiliando casais na busca por um filho e durante toda a gestação.

Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e pós-graduado pela AAGL, Ilinos, EUA em Advance Laparoscopic Surgety. Membro-titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica, da European Society of Human Reproductive Medicine.

O especialista é diretor do centro de reprodução humana do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO), além de autor de diversos livros na área médica como Fertilidade Natural (Ed. LaVida Press), Grávida Feliz, Obstetra Feliz (LaVida Press), Fertilização um ato de amor (Que terá a 3ª. Edição lançada pela LaVida Press em Fevereiro) e Manual da Gestante (Ed. Madras).

Criou também os sites: www.ipgo.com.brwww.trigemeos.com.brwww.fertilidadenatural.com.br, onde esclarece dúvidas e passa informações sobre a saúde feminina, especialmente sobre infertilidade. Apresenta seu trabalho em Congressos no exterior, o que confere a ele um reconhecimento internacional.

Informações à imprensa: LaVida Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende
Ligue
Mensagem
WhatsAPP
Valores e Dúvidas sobre os Tratamentos no IPGO?
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos
Exame aumenta as chances de sucesso nos tratamentos de FIV
Exame oferece novas perspectivas para mulheres que tiveram falhas repetidas nos tratamentos de fertilização in vitro
11 motivos para a paciente procurar o IPGO

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Conheça os livros digitais do IPGO

Leve para sua casa a maior coleção de E-books sobre fertilização

Adquira já os Livros Publicados do IPGO

Tenha em mãos a sua coleção

Podcast Da Fertilidade

Nossos conteúdos disponíveis a qualquer hora do dia

spotify-lateral
Valores e Dúvidas sobre os
Tratamentos
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos