São vários os procedimentos oferecidos por uma clínica de reprodução assistida aos pacientes, porém, tudo depende de cada caso. Alguns mais comuns são:
• Coito programado: determina o melhor período do ciclo menstrual para o casal ter relações sexuais e conseguir a gestação, utilizando-se o conhecimento médico e a tecnologia. Ele pode ser em ciclo natural ou com medicamentos indutores da ovulação.
• Inseminação artificial: neste método, o médico insere o esperma diretamente no colo do útero, nas trompas de falópio ou no útero da mulher. O método mais comum é chamado de inseminação intrauterina, quando o médico coloca o esperma no útero. Isto torna a viagem mais curta para o esperma e contorna quaisquer obstruções.
• Fertilização in vitro: FIV é uma técnica disponível quando um óvulo é removido e fertilizado com esperma em laboratório. O óvulo fertilizado, embrião, é então devolvido ao útero da mulher para crescer e se desenvolver. O PGT (Teste Genético Pré-Implantacional) pode ser realizado durante o processo da FIV, com o objetivo de diagnosticar nos embriões a existência de alguma doença genética, antes da implantação no útero da mãe. Acompanha ainda recursos como o super icsi, time lapse (EmbryoScope), Zymot, entre outros.
• Videolaparoscopia cirúrgica, endometriose profunda miomas; Tratamentos para a endometriose: o IPGO oferece alguns procedimentos, entre eles, a cirurgia sem a retirada do útero ou ovários. Feita por videolaparoscopia, é extremamente complexa e exige uma equipe multidisciplinar com médicos qualificados e experientes neste tipo de intervenção
• Videohisteroscopia Diagnóstica e Cirúrgica: a histeroscopia é uma importante ferramenta na ginecologia para diagnósticos e cirurgias intrauterinas não-invasivas. Na videohisteroscopia diagnóstica avaliamos o endométrio e as suas alterações, como endometrites pólipos, células Nk desbalanceadas entre outras e na videohisteroscopia cirúrgica é possível retirar miomas e pólipos e aderências. Sem cortes, sem pontos, e a paciente tem alta hospitalar poucas horas após a intervenção.
• Nutricionista e nutróloga especialistas em reprodução humana: os alimentos têm um papel importante em vários problemas de saúde, desde os mais simples, como o mau funcionamento intestinal, até os mais sérios, como câncer. E com a fertilidade não é diferente! A boa dieta pode não só melhorar como preservar a fertilidade. No IPGO há nutricionistas e nutrólogas especializadas na área de reprodução humana para dar todo o suporte aos pacientes.
• Acupunturista: a acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e existe há mais de 4000 anos. Ela pode ser utilizada para tratar diversas patologias e também para restabelecer o equilíbrio do organismo. Nos tratamentos de reprodução humana do IPGO, ela é usada com sucesso para diminuir estresse e ansiedade. Ela também aumenta o fluxo sanguíneo para útero, ovários e testículos, entre outros benefícios.
• Equipe multidisciplinar: o IPGO conta ainda com uma equipe médica complementar coesa e empática, formada por mastologista, cardiologista, endocrinologista, pneumologista, urologista e embriologistas
Este texto foi extraído do e-book “Fertilização – Dicas de como escolher a melhor clínica e o melhor médico”. Para ter acesso ao conteúdo completo baixe o e-book!