• Agendamento de Consulta
  • Financeiro e Detalhes de Tratamento
Início » Congresso Europeu de Reprodução Humana – Praga 2006

Congresso Europeu de Reprodução Humana – Praga 2006

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Congresso Europeu de Reprodução Humana
Junho – 2006
Praga – República Tcheca

Novidades da Saúde da Mulher

Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi

Assuntos Importantes

ABCDE
Infertilidade
Fertilização
In Vitro
Ovários PolicísticosGenéticaContracepçãoMenopausa

No último mês, participei de 22º Congresso Europeu de Reprodução Humana, em Praga na República Tcheca e foram destacadas poucas novidades. Pela minha avaliação conclui mais uma vez que, aqui no Brasil, estamos em sintonia, harmonia e muitas vezes, melhor, quando comparamos o nosso desenvolvimento científico ao resto do mundo. Isto é muito bom! Desta vez são muito poucos os avanços, o que também é comum em certos períodos da evolução da medicina.

SOBRE PRAGA:
PRAGA = PRAHA = PRAGUE

Praga é considerada uma das cidades mais lindas – eu particularmente não acho tudo isto, principalmente porque os tchecos de um modo geral são um tanto malcriados. Chama a atenção a sua arquitetura antiga, maravilhosa com catedrais, castelos e cúpulas de igreja que refletem há mais de 1000 anos na superfície do principal rio que atravessa a cidade: Rio Vltava (que transbordou nas enchentes de 2002, uma das maiores da história). Existem 15 pontes que atravessam o rio sendo a Ponte Carlos a mais famosa e mais antiga. Foi construída em 1357 pelo seu fundador que deu o nome CARLOS IV. Esta ponte que sofreu algumas transformações durante a sua existência faz parte do caminho real que leva ao principal castelo da cidade (Castelo Real). Mas vamos ao que interessa: a Ciência. Ponte Carlos.

A) FERTIZAÇÃO IN VITRO – INFERTILIDADE

AVANÇOS QUE MELHORAM OS RESULTADOS NOS TRATAMENTOS DE INFERTILIDADE
Novos estudos realizados na Europa e em Israel (EISG) e outros já conhecidos (MERiT – Menotrophin versus Recombinant FSH in vitro Trial) que comparam o FSH recombinante (Gonal-F) e a menotropinas altamente purificadas (Menopur) demonstraram um impacto benéfico desta última nos resultados de Fertilização In Vitro. A diferença entre estas duas medicações está na presença do hormônio hCG no Menopur (hCG – driven LH – activity) que, quando incluído desde o início da indução da ovulação, melhora a qualidade dos óvulos embriões e endométrio. Conseqüentemente as taxas de sucesso dos tratamento são superiores. Estes dados avaliados por avançados estudos genéticos – Gene Microarray Tecnology – tem comprovado esta diferença.

HLA-G (HUMAN LEUCOCYTE ANTIGEN-G)
NOVO EXAME AUMENTA A CHANCE DE SUCESSO DE GRAVIDEZ NOS TRATAMENTOS DE INFERTILIDADE E DIMINUI A CHANCE DE GESTAÇÃO MÚLTIPLA

Um novo marcador para analisar a qualidade dos embriões nos tratamentos de Fertilização In Vitro (FIV), aumenta chance de sucesso e diminui a probabilidade de gestação múltipla. Este exame que tem o nome de HLA-G (Human Leucocyte Antigen – G) tem o objetivo de analisar a presença desta substância no meio de cultura do laboratório onde os embriões se desenvolvem. Os que produzirem uma maior quantidade desta susbtância terão meior chance de implantação. Assim poderão ser escolhidos os de melhor qualidade restringindo a quantidade a ser transferida para o útero. A taxa de gravidez deve ser maior e chance de gravidez múltipla menor.

B) OVÁRIOS POLICÍSTICOS

A SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS TEM TAMBÉM CAUSA GENÉTICA.
Estudos que comparam irmão e irmãs de pacientes com esta síndrome tem demonstrado entre eles sinais clínicos e hereditários desta doença. Homens também tem alterações no organismo que comprovam esta teoria. Estas alterações são hormonais, metabólicas, na distribuição de pêlos e resistência a insulina. Esta teoria é mais um estudo que deverá ajudar a melhorar os tratamentos futuros e não invalida a necessidade atual de tratamento nas mulheres que possuem esta patologia.

C) GENÉTICA

AVANÇOS PARA UM FUTURO BEM PRÓXIMO
Estudos genéticos – Gene Microarray tecnology – do endométrio (tecido no interior do útero sobre o qual o embrião se implanta) tem procurado demonstrar as variações da manifestação gênica durante o ciclo ovulatório. As conclusões futuras poderão levar à um aumento do sucesso dos tratamentos, pois deverão melhorar as chances de implantação do embrião.

NOVO TESTE GENÉTICO (PGH – PRÉ IMPLANTATION GENETIC HAP HAPLOTYPING) FACILITA O DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS HEREDITÁRIAS TRANSMISSÍVEIS

Em palestra realizada pelo Professor Peter Brande do Hospital Guy’s – em Londres foi demonstrado que este novo exame simplifica e melhora o diagnóstico de doenças genéticas nos embriões que serão transferidos para o útero. Este exame que ainda não é feito no Brasil e usa a amplificação do genoma (WGA – Whole Genoma Amplification) representa um grande avanço no diagnóstico destas doenças. Será melhor porque poderão ser analisadas várias doenças em um único exame, diferente do que é feito atualmente.

D) CONTRACEPÇÃO

Nenhuma novidade diferente daquelas conhecidas no Brasil. Os mais novos métodos utilizados na Europa são os mesmos recomendados aqui – Mirena, Nuvaring, Evra e Implanon. Tudo velho. O MIRENA é o que merece maior destaque pela sua eficácia, praticidade e ajuda nos tratamentos de endometriose, adenomiose e dor pélvica.

E) MENOPAUSA

A menopausa merece sempre atenção e a Reposição Hormonal é sempre debatida, seus prós e contras. Foram revisados os tipos de tratamentos. Os tratamentos naturais como FITOHORMÔNIOS (derivados da soja) foram considerados para combater os sintomas, mas ainda podem ser uma opção. A Reposição Hormonal ainda é possível, mas deve ser feita com muito critério. Em discussão no plenário conclui-se que a associação de Mirena com estrogênio, é uma ótima alternativa de terapia hormonal que oferece baixo risco de complicações. Como por exemplo o câncer de mama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende

Ligue

Mensagem

WhatsAPP
Valores e Dúvidas sobre os Tratamentos no IPGO?
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos
Exame aumenta as chances de sucesso nos tratamentos de FIV
Exame oferece novas perspectivas para mulheres que tiveram falhas repetidas nos tratamentos de fertilização in vitro
11 motivos para a paciente procurar o IPGO

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Livros e DVDs publicados pelo IPGO

Leve para sua casa a maior coleção de e-books sobre fertilização, é fácil, rápido e de graça
Valores e Dúvidas sobre os
Tratamentos
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos