Navegue pelo conteúdo do Post

Descubra Como Melhorar as Chances de Sucesso na FIV

DESCUBRA COMO MELHORAR AS CHANCES DE SUCESSO NA FIV - IPGO

Para aumentar as chances de sucesso no tratamento de Reprodução Assistida – FIV, existem diversos fatores envolvidos a ser considerados, desde de questões de saúde do casal, como também questões psicológicas. 

Com este artigo esperamos elucidar um pouco mais das dúvidas em relação a este tema e também trazer informações importantes para você que deseja saber mais sobre o que fazer para aumentar as chances de sucesso dos tratamentos de Fertilização.

Sabemos que a experiência de não ter tido sucesso na primeira tentativa de Fertilização In Vitro pode ser muito frustrante e dolorosa para o casal, porém, não ter conseguido engravidar na primeira tentativa de fertilização não significa que você não vai conseguir realizar o seu sonho de engravidar em uma segunda ou terceira tentativa de Fertilização In Vitro. 

Nós do Instituto Paulista De Ginecologia E Obstetrícia – IPGO, temos uma equipe multiprofissional especializada no acolhimento diferenciado com apoio psicológico em casos de casais que não tiveram sucesso em tentativas de reprodução assistida. 

Quais os Motivos que Levam a Falha da Fertilização in Vitro – FIV 

Abaixo vamos descrever os motivos mais comuns que levam a falha dos Tratamentos Fertilização In Vitro, mas que com uma investigação apurada de um médico especializado em Reprodução Humana podem ser resolvidos, trazendo o tão esperado resultado positivo para aqueles que buscam realizar o sonho de ter filhos. 

Fatores que podem Levar a Falha da Fertilização in Vitro – Porque Minha FIV não deu certo?

  • Fatores de Saúde Masculinos – Baixa qualidade espermatozoides entre outros. 
  • Problemas Imunológicos;
  • Problemas no útero como: Endometriose, Adenomiose, Mioma, entre outros que devem ser investigados minuciosamente pelo seu médico;
  • Problemas de alteração de coagulação no sangue (trombofilias) – Não detectáveis em exames de sangue comuns;
  • Idade da mulher;
  • Inflamações Crônicas Silenciosas – São inflamações assim chamadas porque são imperceptíveis, mas que podem diminuir as chances de sucesso da fertilização;
  • Hábitos de vida não saudáveis – Tabagismo, Obesidade, Má Alimentação, Sedentarismo, entre outros fatores que podem prejudicar e diminuir as chances de sucesso da Fertilização In Vitro,
  • Tratamentos de Fertilidade de Baixa Efetividade- Como a Inseminação artificial, que não tem a mesma eficácia e taxa de sucesso da Fertilização In Vitro – FIV. 

A avaliação das falhas nos tratamentos por Fertilização In Vitro é muito complexa e deve ser individualizada para cada casal. 

Se você não obteve sucesso na primeira tentativa de Fertilização In Vitro, não deixe de ouvir a opinião de um segundo médico especializado em Reprodução Assistida. 

O sucesso da Fertilização In Vitro também passa pela qualidade deste profissional, tanto na investigação minuciosa dos motivos de insucesso da primeira FIV quanto na tomada de decisão dos exames e tratamentos mais adequados ao casal. 

Como Aumentar as Chances de Sucesso na Fertilização In Vitro – FIV 

Para você aumentar as suas chances no tratamento para engravidar, além de escolher um profissional médico capacitado em reprodução humana você deve considerar:

  • Ter uma alimentação saudável – O estado nutricional do casal exerce grande influência na fertilidade, A DIETA  MEDITERRÂNEA tem sido considerada um ótimo modelo de padrão alimentar;
  • Mudança do Estilo de Vida – A prática de atividade física é também um fator importante para o aumento de chances de sucesso do tratamento de fertilização, como vimos acima o sedentarismo e obesidade podem ter influência na fertilidade;
  • Suspensão do Tabagismo;
  • Suspensão do Consumo de Álcool;
  • Redução ou Suspensão do Consumo de Cafeína – A queda da fertilidade feminina também pode estar associada à alta dose de cafeína, consumir mais de 300 mg/dia de cafeína aumenta o risco de aborto;
  • Redução do Stress e Ansiedade,
  • Suplementação
    • Para as mulheres – há estudos científicos que demonstram que ácidos graxos poli insaturados como ômega 3 e ômega 6 podem melhorar a qualidade dos embriões para a FIV.
    • Para os homens – alimentos ricos em antioxidantes o zinco, licopeno, entre outros podem ajudar na qualidade do sêmen. Nunca tome suplementos sem indicação médica.
Leia o texto em detalhes sobre Como Aumentar as Chances de Sucesso nos Tratamentos de Fertilização, clicando aqui. Contém imagens e vídeos.

O que Fazer Quando a Fertilização in vitro não dá certo? 

Esta é uma dúvida muito comum, o que fazer quando a FIV não dá certo. Antes de mais nada queremos pontuar que não engravidar na primeira FIV não é incomum e isto não significa que em um próximo ciclo de tratamento não haverá resultados. 

É comum o casal ficar com um sentimento de luto quando a FIV não dá certo e por isso a importância do tratamento acompanhado por um psicólogo especializado. 

Aqui na IPGO nossos pacientes recebem todo o suporte psicológico, e todas as orientações sobre quais são os próximos passos quando a 1 FIV não dá certo. 

Se você já fez tentativas de FIV sem sucesso e gostaria de ter uma segunda opinião, ou ainda, se você está com problemas para engravidar e gostaria de saber mais informações sobre os temas deste artigo Fale Com a IPGO!

Disponibilizamos neste site o Nosso Fale Conosco para você tirar todo o tipo de dúvidas, desde informações sobre o tratamento de FIV, valores e agendamento de consultas.  

Quanto Tempo é Preciso Esperar entre uma Fertilização In Vitro e outra?

É preciso esperar o organismo se recuperar antes da próxima tentativa de FIV, este tempo deve ser avaliado pelo médico após exames para avaliar os ovários, bem como a questão psicológica do casal. 

O fator emocional também é muito importante para uma segunda tentativa de FIV, sendo recomendado um tempo entre as tentativas para aliviar toda a pressão e ansiedade do casal. 

Quais as chances de uma Fertilização In Vitro dar certo?

As chances de sucesso da fertilização in vitro dependem de fatores como: Idade da mulher e qualidade do embrião entre outros fatores. Mas com o avanço da tecnologia e da técnica de FIV as taxas de sucesso da fertilização têm subido e hoje as chances de uma fertilização in vitro dar certo nas melhores clínicas de fertilização são de até 70% (De acordo com a idade e características da paciente).

Como me preparar para a FIV e aumentar minhas chances de engravidar?

  • Siga corretamente as instruções do seu médico;
  • Mantenha uma dieta saudável;
  • Suspenda atividades físicas de alto impacto como a musculação;
  • Suspender uso de álcool e tabaco;
  • Não tomar medicamentos que não foram prescritos pelo seu médico, sempre comunicá-lo antes,
  • Buscar manter um estado emocional positivo também são muito importantes para aumentar suas chances de sucesso da FIV. 

Como é Calculada a Taxa de Sucesso da FIV?

Esperamos com este artigo ter esclarecido suas dúvidas sobre como aumentar as chances de sucesso na fertilização in vitro. 


Quer saber mais sobre este tema? Baixe aqui Gratuitamente nosso E-book Como Aumentar as Chances de Sucesso nos Tratamentos de Fertilização do Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi e Dr. Rogério B. F. Leão –  Especialistas em Medicina Reprodutiva – Ginecologia – Obstetrícia Videolaparoscopia / Videohisteroscopia. 

Ficou com alguma dúvida sobre algo que não citamos neste artigo? Fale com o IPGO ou Agende uma consulta

Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia – IPGO.
Há mais de 30 anos Dividindo Sonhos, Multiplicando Alegrias com Ciência, Segurança e Inovação.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo!
Posts Recentes:

TRATAMENTO CLÍNICO DOS MIOMAS

Tratamento Clínico Convencional O tratamento clínico convencional consistem em medicações que diminuem sangramentos em geral (anti-inflamatórios e ácido tranexâmico) ou

Leia mais »
Para mais informações entre em contato com o IPGO

Fale conosco por WhatsApp, e-mail ou telefone