Navegue pelo conteúdo do Post

Congelamento de Óvulos – O que é importante saber?

congelamento de óvulos IPGO

Seja em prol da carreira e estabilização financeira, por motivos de saúde ou até pela espera do parceiro ideal, muitas mulheres têm postergado a maternidade para após os 30 anos e têm encontrado no congelamento de óvulos a solução para preservarem a sua fertilidade e obterem mais chances de ter filhos em idade mais avançada. 

Com este artigo queremos falar da importância do congelamento de óvulos e esclarecer todas as suas dúvidas quanto ao procedimento. 

O Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia – IPGO, tem uma equipe multiprofissional capacitada e preparada para fazer o procedimento de congelamento de óvulos com o que há de mais moderno na medicina, visando sempre o cuidado e acolhimento diferenciado das nossas pacientes.  

Como é feito a Congelamento de Óvulos?

O procedimento de congelação de óvulos é simples, indolor e dividido em quatro Fases:

  • Realização de exames – Para detectar possíveis problemas de saúde que possam comprometer a qualidade dos óvulos.
  • Preparo – Nesta fase a mulher recebe medicamentos necessários para estimular e aumentar o número de folículos ovarianos (neles é que se encontram os óvulos).
  • Aspiração e Recuperação dos ÓvulosA paciente comparece ao laboratório para a aspiração dos óvulos, é um procedimento simples e indolor feito com sedação. A paciente vai de alta no mesmo dia, após descansar por cerca de 60 minutos. 
  • Congelamento – Nesta última fase os óvulos são congelados a uma temperatura de (-196 graus) e são armazenados com segurança em um cilindro de nitrogênio líquido.

Quanto Tempo depois da coleta de Óvulos a mulher volta às suas Atividades Normais?

Como é um procedimento simples e pouco invasivo, após o período de repouso indicado pelo médico, em geral no dia seguinte ao procedimento de aspiração de óvulos, a paciente já consegue retornar às suas atividades normais não necessitando se ausentar longos períodos do trabalho para fazer este procedimento. 

Qual a Importância do Congelamento de Óvulos? Por que devo congelar os meus Óvulos. 

As mulheres têm cada vez mais se conscientizado sobre a importância de fazer o congelamento de óvulos e preservar a sua fertilidade. A busca por este procedimento tem aumentado exponencialmente a cada ano. 

As Indicações mais Frequentes para Congelação de Óvulos são nos seguintes casos: 

  • Preservar a Fertilidade para uma Gestação Futura – A partir dos 35 anos as chances de engravidar da mulher começam a diminuir exponencialmente, por isso a importância de fazer o congelamento de óvulos, porque nem sempre a mulher consegue se programar ou encontrar um parceiro ideal antes dos 35 anos. 
  • Problemas de Saúde – Doenças como o câncer, onde geralmente é necessário realizar seções de quimioterapia, radioterapia e outros medicamentos, podem aumentar em até 70% as chances de a mulher ter problemas de fertilidade. Caso a mulher tenha o diagnóstico de câncer, é possível congelar os óvulos como uma medida protetiva da sua fertilidade, para que possa ter maiores chances de engravidar após o término do tratamento. 
  • Pacientes com Histórico Familiar de Menopausa Precoce – Para casos de menopausa precoce é altamente indicado a congelação de óvulos para preservar a fertilidade.
  • Doenças Ovarianas – Para mulheres que apresentam endometriose, entre outras doenças de ovário, também é indicado fazer a congelação de óvulos. 
  • Óvulos Excedentes nos Processos de FIV – No processo de FIV, quando a indução de óvulos gera um número de óvulos além do necessário e o casal deseja ter mais filhos no futuro, é indicado fazer o congelamento dos óvulos excedentes para uma futura FIV, 

Até que Idade é Indicado Fazer o Congelamento de Óvulos?

Não existe idade limite para fazer congelamento de óvulos, porém o ideal para fazer o congelamento é até os 35 anos, acima desta idade as chances vão diminuindo gradativamente. 

A Partir de Qual Idade pode Fazer o Congelamento de Óvulos?

A partir dos 20 e até os 32 anos, é o período ideal para a mulher fazer o congelamento de óvulos, pois neste período de idade a mulher está no auge de sua fertilidade. 

Quanto Tempo os Óvulos Podem Ficar Congelados?

A medicina ainda não definiu um limite de tempo máximo para a utilização dos óvulos. Na prática, em geral, os óvulos podem ficar congelados por tempo indeterminado.

Qual o Preço para Fazer o Congelamento de Óvulos? 

O preço para fazer a congelação de óvulos varia de acordo com diversos fatores, como o tipo de estimulação e congelamento. A paciente também deverá pagar uma taxa anual de manutenção deste congelamento. 

Para maiores informações sobre valores de Congelamento de Óvulos, ENTRE EM CONTATO COM O IPGO. Nossa equipe está pronta para atendê-la e tirar todas as suas dúvidas sobre o congelamento de óvulos, formas de pagamento, entre outras dúvidas que possam surgir sobre o tema. 

Para saber mais detalhes sobre este tema clique AQUI!

Quanto Tempo Demora o Processo de Congelamento de Óvulos?

O processo de Congelamento de Óvulos dura entre 4 até 6 semanas. É um procedimento simples e indolor. Para se obter os óvulos a paciente passa pelo mesmo processo de estimulação dos ovários que se realiza na Fertilização in Vitro, isto é: aplica-se medicamentos injetáveis para que aumente o número de óvulos e posteriormente é feita a aspiração destes óvulos para congelamento. 

Quais são as chances de engravidar com Óvulos Congelados?

As chances de engravidar com óvulos congelados vão depender sempre de fatores como a idade da mulher e qualidade dos seus óvulos. Por isso a importância de fazer o congelamento de óvulos antes dos 35 anos.

Aqui no Instituto Paulista de Ginecologia – IPGO, temos excelentes resultados com a técnica de fertilização in Vitro utilizando óvulos congelados. 

O quadro abaixo demonstra as chances de sucesso de acordo com idade da mulher. Estes resultados têm nos encorajado, cada vez mais, na indicação deste procedimento.

Com este artigo buscamos elucidar suas dúvidas sobre a importância e os benefícios de fazer o congelamento de óvulos. 

Ficou com alguma?  Fale agora com a IPGO

Quer saber mais sobre o tema “Congelamento de Óvulos”? 
Baixe Gratuitamente nosso e-book Congelamento de Óvulos do Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi –  Especialista em Reprodução Humana e Coordenador da IPGO.

capa e-book congelamento de óvulos dos IPGO

Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia – IPGO.
Há mais de 30 anos Dividindo Sonhos, Multiplicando Alegrias com Ciência, Segurança e Inovação.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo!
Posts Recentes:
Para mais informações entre em contato com o IPGO

Fale conosco por WhatsApp, e-mail ou telefone