Início » Tratamentos Individualizados e Customizados em Reprodução Humana – são cruciais para o sucesso da gravidez!

Tratamentos Individualizados e Customizados em Reprodução Humana – são cruciais para o sucesso da gravidez!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Contato: saude@ipgo.com.br
Tel. (11) 3885-4333
 
Arnaldo Schizzi Cambiaghi

Para se definir o melhor tratamento para uma mulher ou um casal é importante a compreensão do significado “Individualização e Customização”.

Individualizar significa personalizar ou adequar um tratamento para um determinado casal ou, especificamente, para uma mulher. Customizar é algo maior. Significa, além de adequar a parte técnica, compreender o íntimo das pessoas que o especialista está tratando e ajustar (“lapidar”) ainda mais o curso do tratamento escolhido na busca da gravidez. Assim, a escolha de um determinado tratamento deve ser individualizado e customizado para cada paciente de acordo com o seu histórico e a situação que ela ou o casal se encontram física e emocionalmente. Estas medidas são cruciais na busca de resultados positivos.

A decisão final do que será feito para conseguir a gestação de um casal com problemas de fertilidade não exige só um conhecimento médico técnico, mas também um envolvimento do profissional com o universo da vida do casal em questão. Esses casais geralmente estão frustrados pelo fracasso de um planejamento antigo de uma futura família com filhos e não imaginavam que iriam encontrar dificuldades nesse processo. Sentem-se diferentes dos amigos, muitos deles já casados e com filhos, e são cobrados por eles, pelos pais e pela sociedade.

O médico especialista que atende a paciente deve ser sensível a essas frustrações e ajudar o casal na escolha do melhor caminho, ponderando as possibilidades de tratamentos. Não há dúvida de que, em primeiro lugar, as patologias limitantes devem ser respeitadas, como a obstrução tubária ou a falta de espermatozoides entre outras, mas, muitas vezes, existe mais de uma alternativa para um mesmo objetivo. Quando isso acontece, o casal deve ser alertado quanto às chances de cada uma das possibilidades, levando-se sempre em consideração a idade da mulher e algumas vezes a do homem também. Em diversos episódios, mesmo sendo um caso de infertilidade sem causa aparente (ISCA), a falta de um filho pode estar afetando o relacionamento afetivo do casal e desgastando a vida a dois pelo fato de terem relações sexuais com objetivos puramente reprodutivos, esquecendo-se do lado romântico do casamento. Mas, jamais, se deve culpar como o único vilão da infertilidade “o lado emocional” ou “a ansiedade”. Por isso, é importante que sejam demonstradas aos pacientes as estatísticas e as chances de sucesso de cada tratamento, para que, juntos, o casal e o médico decidam qual o melhor caminho. O lado econômico, a fé e religiosidade e todas as dificuldades dos dois devem ser ponderadas. Nem sempre a melhor conduta médica está fundamentada exclusivamente no conhecimento técnico. É importante saber discernir para ajudar o casal da melhor forma.

Indução da ovulação ou estimulação hormonal dos ovários

A grande maioria dos tratamentos necessita de uma estimulação dos ovários com medicamentos para que se consiga um número maior de óvulos e aumentar as chances de sucesso. Esta regra se aplica tanto para os tratamentos mais simples, chamados de baixa complexidade (Coito programado e Inseminação intrauterina), como os de alta complexidade (Fertilização in vitro).

Assim, para que qualquer organismo atinja um estado ótimo de maturação, deve primeiro passar por pleno crescimento e desenvolvimento. Um fruto colhido de uma árvore antes de ter se desenvolvido totalmente, ou pouco desenvolvido, ainda pode amadurecer na prateleira e pode até parecer tão atraente como aquele que teve um desenvolvimento adequado, entretanto, não terá a mesma qualidade. Os mesmos princípios se aplicam para o desenvolvimento e maturação dos óvulos da mulher. Um desenvolvimento propício, bem como o sincronismo preciso no início de maturação dos óvulos com os hormônios adequados é essencial para se conseguir um óvulo ideal, uma boa fertilização, um ótimo embrião e, finalmente, a gravidez. Na verdade, nos casos em que a maturação dos óvulos não é devidamente sincronizada, há um aumento do risco de aneuploidia (anormalidades cromossômicas estruturais e numéricas), levando ao comprometimento do desempenho reprodutivo.

A capacidade dos óvulos se desenvolverem, amadurecerem, serem fertilizados, formarem “embriões de boa qualidade” capazes de produzir um bebê saudável depende, em grande parte, da genética. Porém, também é influenciada por outras variáveis extrínsecas no ovário e endométrio que ocorrem na fase pré-ovulatória, principalmente nos casos de mulheres baixas respondedoras e as mais maduras (mais velhas). Os ovários acompanham o envelhecimento, independente da aparência jovial de cada uma. Nesses casos, os protocolos de estimulação precisam ser personalizados para atender às necessidades individuais. Tudo o que podemos fazer é evitar comprometer o ambiente do ovário durante a estimulação ovariana e, assim, evitar mais prejuízo à qualidade do óvulo. E isso vale para pacientes de todas as idades.

Informações à imprensa: LaVida Press
  • (11) 3057-1796
  • (11) 3057-1796
  • jornalismo@lavidapress.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende
Ligue
Mensagem
WhatsAPP
Valores e Dúvidas sobre os Tratamentos no IPGO?
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos
Exame aumenta as chances de sucesso nos tratamentos de FIV
Exame oferece novas perspectivas para mulheres que tiveram falhas repetidas nos tratamentos de fertilização in vitro
11 motivos para a paciente procurar o IPGO

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Conheça os livros digitais do IPGO

Leve para sua casa a maior coleção de E-books sobre fertilização

Adquira já os Livros Publicados do IPGO

Tenha em mãos a sua coleção

Podcast Da Fertilidade

Nossos conteúdos disponíveis a qualquer hora do dia

spotify-lateral
Valores e Dúvidas sobre os
Tratamentos
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos

As informações contida neste site têm caráter informativo e educacional e, de nenhuma forma devem ser utilizada para auto diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

Desenvolvido por