Início » Concentração de receptores de progesterona no tecido endometrial hormonal

Concentração de receptores de progesterona no tecido endometrial hormonal

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Dr. Arnaldo S. Cambiaghi & Equipe IPGO

O IPGO corre junto com a ciência em busca dos melhores resultados

A progesterona é um hormônio que, entre outras ações, tem um efeito antiproliferativo do endométrio, levando atrofia do tecido endometrial.

Considerando que a endometriose é o crescimento de tecido endometrial fora da cavidade uterina, o uso de progesterona tem se mostrado muito eficaz no controle da doença. Entretanto, alguns pacientes não respondem à terapia hormonal com progesterona.

Leia: https://www.ipgo.com.br/o-que-e-endometriose/

O exame de progesterona mede a quantidade do hormônio progesterona no sangue. Ele é produzido principalmente nos ovários, e as mulheres apresentam esse hormônio em maiores quantidades. Ela ajuda a preparar o revestimento do útero (endométrio) para receber o óvulo fertilizado. Se não houver concepção, os níveis de progesterona caem e sangramento menstrual inicia.

A progesterona mostra seu efeito quando se liga ao um receptor, que está localizado no núcleo das células. Se os níveis de receptores de progesterona são altos, espera-se que a célula responda melhor à progesterona. Portanto, foi levantada a hipótese de que os níveis de receptores de progesterona nos tecidos do endométrio poderiam predizer a resposta ao tratamento.

Para avaliar esta hipótese, um estudo, desenvolvido por Hugh S. Taylor do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Ciências Reprodutivas da Escola de Medicina de Yale (New Havens / Connecticut) e os resultados foram publicados recentemente no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. Neste estudo, os pesquisadores usaram uma técnica de imuno-histoquímica para mostrar os níveis de receptores em tecidos endometriais que haviam sido retirados por laparoscopia. Após cirurgia, as pacientes foram submetidas a tratamentos com progesterona e os níveis de receptores de progesterona foram correlacionados com a resposta à terapia.

O exame de progesterona é solicitado para verificar a fertilidade da mulher. O teste também pode ser feito se a mulher está grávida e há risco de aborto ou gravidez ectópica – por isso o exame às vezes é realizado em mulheres que já sofreram abortos, deram à luz a um natimorto no passado ou apresentaram sangramento no útero.

As conclusões do estudo foram que a concentração de receptores de progesterona nos tecidos está realmente muito associada ao sucesso do tratamento. Apesar de termos que ter cautela, pois é um estudo pequeno, ele mostra que talvez, no futuro, essa avaliação possa ser útil para decidirmos quais pacientes devem receber tratamento com progesterona após a cirurgia.

Acesse: www.ipgo.com.br

Referência:

Flores VA, Vanhie A, Dang T, Taylor HS. Progesterone Receptor Status Predicts Response to Progestin Therapy in Endometriosis.  J Clin Endocrinol Metab. 2018 Dec 1;103(12):4561-4568.

Fonte de pesquisa:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30357380

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende
Ligue
Mensagem
WhatsAPP
Valores e Dúvidas sobre os Tratamentos no IPGO?
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos
Exame aumenta as chances de sucesso nos tratamentos de FIV
Exame oferece novas perspectivas para mulheres que tiveram falhas repetidas nos tratamentos de fertilização in vitro
11 motivos para a paciente procurar o IPGO

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Conheça os livros digitais do IPGO

Leve para sua casa a maior coleção de E-books sobre fertilização

Adquira já os Livros Publicados do IPGO

Tenha em mãos a sua coleção

Podcast Da Fertilidade

Nossos conteúdos disponíveis a qualquer hora do dia

spotify-lateral
Valores e Dúvidas sobre os
Tratamentos
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos

As informações contida neste site têm caráter informativo e educacional e, de nenhuma forma devem ser utilizada para auto diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

Desenvolvido por