Início » Infertilidade masculina pode ser evitada

Infertilidade masculina pode ser evitada

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

O estilo de vida e os hábitos inadequados incluem drogas e outras substâncias prejudiciais à formação dos espermatozóides. Os fatores iatrogênicos são causados pelos próprios tratamentos médicos como as vasectomias, hérnias ou o uso de certas substâncias. Os riscos para a infertilidade masculina podem ser divididos em quatro categorias, fator testicular, estilo de vida e hábitos inadequados, fatores iatrogênicos e fatores da relação sexual, e todos eles prejudicam de alguma forma a fertilidade do homem, que na maioria das vezes estarão refletidos no sêmen através do espermograma, exame que analisa particularmente a concentração dos espermatozóides.

Especialista em infertilidade Arnaldo Schizzi Cambiaghi e diretor centro de Reprodução Humana do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina da Reprodução), afirma que muitas pessoas não sabem que, geralmente, a infertilidade pode ser evitada, “da mesma forma que outras doenças como doenças cardiovasculares, câncer entre outras”. “A forma como as pessoas agem antes de estarem prontas para ter um filho pode interferir na sua capacidade de conceber”, completa Cambiaghi

Fatores testiculares como: criptorquia ou testículos que não desceram; torsão de testículos; varicocele; infecções do trato genital tanto de próstata, epidídimo ou testículo além de hábitos inadequados, drogas recreativas como cigarro, bebida alcoólica e maconha põe em risco a fertilidade masculina. Estudos têm demonstrado que fumar mais do que 20 cigarros por dia leva a alterações de concentração e da motilidade dos espermatozóides. O mesmo ocorre para aqueles que fumam maconha ou usam cocaína. O álcool em excesso está associado à diminuição das testosteronas e diminuição do volume do sêmen.

Há também medicamentos para o tratamento de algumas doenças que podem influenciar negativamente a fertilidade masculina, como por exemplo: a quimioterapia e radioterapia, por isto, homens que não tem filhos devem ser alertados sobre os bancos de sêmen ou biópsia testicular seguida de congelamento como opções para preservação da fertilidade; as toxinas do meio ambiente como os solventes, pesticidas e alguns metais como o magnésio e o chumbo e doenças ocupacionais além de exposições ao calor que ocorre em algumas profissões; os efeitos tóxicos geralmente são reversíveis assim que a ação do produto é descontinuada.
(1). Espermatozóides – (número desejado por ml. = 20 milhões), morfologia (o formato de grande parte deles, 14%, deve ser oval) e a motilidade (metade deles devem ter movimentos vigorosos e direcionais). Alterações destes valores poderão levar a infertilidade.

Sobre o Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi – diretor do Centro de Reprodução Humana do Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina da Reprodução (IPGO). Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, pós-graduado pela AAGL, Ilinos, EUA em Advance Laparoscopic Surgety e Membro-titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica, e da European Society of Human Reproductive Medicine.

É autor de vários livros na área médica entre eles: Fertilidade Natural (Ed.LaVida Press), Grávida Feliz, Obstetra Feliz (Ed. LaVida Press), Fertilização um Ato de Amor (Ed. LaVida Press), Ser ou Não Ser Fértil – Eis as Questões e Respostas (Ed.LaVida Press), Bem-Estar da Mulher – a essência da vida – Guia da saúde feminina para todas as idades (Ed. LaVida Press), Gravidez: Caminhos Tropeços e… Conquistas – Depoimentos de casais que contam como venceram as dificuldades de engravidar (Ed.LaVida Press) e Manual da Gestante (Ed. Madras).

Apresenta seu trabalho em Congressos no exterior, o que lhe confere um reconhecimento internacional. Como especialista em Medicina Reprodutiva sua carreira é dedicada principalmente aos casais que têm dificuldade em engravidar, tanto que sua clínica é considerada uma das mais conceituadas para tratamentos de infertilidade.

Entretanto, preocupa-se com a saúde da mulher em todos os aspectos: físico, emocional e afetivo. Pensando no universo feminino criou os sites: www.ipgo.com.brwww.trigemeos.com.brwww.bemestardamulher.com.brwww.fertilidadenatural.com.br; onde esclarece dúvidas e passa informações sobre a saúde feminina, especialmente sobre infertilidade.

Informações à imprensa: LaVida Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende
Ligue
Mensagem
WhatsAPP
Valores e Dúvidas sobre os Tratamentos no IPGO?
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos
Exame aumenta as chances de sucesso nos tratamentos de FIV
Exame oferece novas perspectivas para mulheres que tiveram falhas repetidas nos tratamentos de fertilização in vitro
11 motivos para a paciente procurar o IPGO

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Conheça os livros digitais do IPGO

Leve para sua casa a maior coleção de E-books sobre fertilização

Adquira já os Livros Publicados do IPGO

Tenha em mãos a sua coleção

Podcast Da Fertilidade

Nossos conteúdos disponíveis a qualquer hora do dia

spotify-lateral
Valores e Dúvidas sobre os
Tratamentos
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos