Navegue pelo conteúdo do Post

Intralipid em FIV e abortos de repetição

Administração Intravenosa de Intralipid® substitui a imunoglobulina e o corticóide nos casos de abortos de repetição e falhas de implantação nos tratamentos de FIV, e ainda com um custo 5 vezes menor.

Por: Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi – Rogerio B. F. Leão e Equipe IPGO

A terapia Intralipid® ou Intralipidio é um novo tratamento para casos de falhas de implantação e abortos recorrentes de causa imunológica, principalmente quando houver aumento das células NK (Natural Killer), tanto no sangue como no endométrio. Os efeitos desta medicação são semelhantes à imunoglobulina e o corticoide, mas os Intralipidios são financeiramente mais acessíveis.

O Intralipid® é uma emulsão de lipídeos que fornece ao corpo ácidos graxos essenciais. É administrado por via intravenosa durante um período de 3-4 horas e tem uma ação supressora sobre certos componentes do sistema imunológico da mãe, essencialmente o de salvaguardar o embrião das reações imunológicas que poderiam resultar em rejeição ao embrião e, consequentemente, a um aborto espontâneo.

O Intralipid® suprime a citotoxicidade das células Natural killer (NK) e por isso pode aumentar a taxa de implantação embrionária que é um processo muito complexo. O sucesso deste processo e a manutenção da gravidez dependem de três fatores: qualidade do embrião, endométrio receptivo e interação adequada do embrião com o endométrio. Jamais devem ser esquecidas as causas anatômicascromossômicasendometrioseadenomiosetrombofilias, entre outras.

O sistema imunológico tem participação muito importante nesse processo. Considerando que normalmente o ser humano é programado para rejeitar “corpos estranhos” dentro de si, por meio da formação de anticorpos, e o embrião é um corpo estranho dentro da mulher, são necessárias muitas reações imunológicas que fazem com que a mulher aceite que este organismo cresça sem problemas, sem que seu corpo o rejeite. Essas alterações imunológicas vêm sendo cada vez mais estudadas e parecem realmente estar envolvidas em muitos casos de abortos de repetição e falhas de implantação. Dentre essas alterações imunológicas estão as células NK.

As células NK (natural killer, ou assassinas naturais) são células do sistema imunológico encontradas no sangue e no endométrio. Muitos estudos demonstram que em algumas pacientes com histórico de abortos e falhas de implantação, tanto na gravidez natural como nos tratamentos de fertilização, havia um aumento de atividade dessas células no sangue periférico (acima de 10%) e no endométrio (acima de 15%).

O tratamento nestes casos é controverso. Uma opção é o uso de prednisona (corticoide) embora ainda não haja muitos estudos confirmando sua eficácia. A outra opção até agora era o uso de imunoglobulina humana que tem um elevado custo, mas estudos recentes vêm mostrando benefícios do uso do Intralipid®. Avaliando-se 162 mulheres com falhas de implantação e 38 com abortos recorrentes, com elevação de células NK, o tratamento com Intralipid® teve uma taxa de gravidez de 52% e somente 9% de aborto. Comparando-se o Intralipid® à imunoglobulina, os estudos demonstram não ter diferença de eficácia. Em um estudo que avaliou mulheres com falhas de implantação e aumento de células NK, 200 tratadas com Intralipid® e 242 com imunoglobulina, não houve diferença significativa, com uma taxa de nascido vivo de 61% para o Intralipidio e 52% para imunoglobulina.

Não se sabe por qual mecanismo exato que o Intralipid® modula o sistema imune, mas acredita-se que os ácidos graxos da emulsão ligam-se a receptores das células NK, diminuindo sua citotoxicidade.

O IPGO sabe que para muitos casais que passam por tratamentos de infertilidade, a fertilização in vitro (FIV) representa a última esperança de conseguir um filho e é muito frustrante para eles, que depositaram todas as suas expectativas neste tratamento, ver que todos os esforços foram em vão. Lembramos que, infelizmente, o sucesso do tratamento não é uma garantia, mas a busca dos melhores resultados deve ser uma constante para que possamos responder a uma pergunta tão comum aos pacientes quando o teste final de gravidez for negativo: “Por que os embriões transferidos para o útero não implantaram?“.

Estudos com o Intralipid® demonstraram sua eficácia em suprimir a função in vivo de células NK anormal, aumentando as taxas de nascidos vivos entre as mulheres com histórico de falhas de implantação recorrente e perda da gravidez com níveis elevados das células NK, sendo hoje uma nova opção de tratamento. O Intralipid® é uma medicação já utilizada em alimentação intravenosa durante mais de 30 anos, com poucos efeitos secundários, e os custos de infusão bastante reduzidos, o que representa uma grande vantagem.

O que você precisa saber sobre a terapia com intralipides

O que é a infusão de intralipides?

É uma medicação de administração intravenosa (IV) composta por emulsão de lipídeos, que fornece ao corpo ácidos graxos essenciais. Há estudos que demonstraram que esses ácidos graxos ajudam a diminuir a atividade das células Natural Killer (NK) da mesma forma que ocorre no tratamento com a imunoglobulina.

O que são células Natural Killers?

https://ipgo.com.br/como-aumentar-as-chances-de-sucesso-nos-tratamentos-de-fertilizacao

Células de defesa do nosso organismo que, quando alteradas em sua atividade e quantidade, podem reagir de forma anormal à implantação embrionária, tratando o embrião como célula invasora e sinalizando para que o organismo o ataque.

Quais as causas de falha de implantação?

O conhecimento a respeito do sistema de coagulação e do sistema imune permitiu que fossem identificadas algumas causas para estas falhas. Nestes casos destacam-se os anticorpos antifosfolípes (AAF) e as células NK. O uso da heparina está bem estabelecido, quando há alterações dos AAF, mas parece não ser suficiente quando há associação de alteração de células NK e são nestes casos que esta indicada à terapia com intralipides.

Quais são as mulheres que podem se beneficiar do tratamento?

Aquelas pacientes com falhas de implantação ou abortamento de repetição devem ser submetidas à pesquisa de células NK e outros autoanticorpos e, no caso deste teste ser positivo, a infusão de intralipides será benéfica.

Como é o procedimento?

A medicação deve ser administrada sob supervisão médica no período pré-ovulatório (em pacientes sob tratamento de fertilização in vitro durante a indução) e repetida, no caso de BHCG positivo, a cada 3-4 semanas até a 20ª semana de gestação. Esta infusão é realizada lentamente e os efeitos colaterais são mínimos e compreendem pequeno calor e rubor facial. Em caso de alergia a medicação deve ser suspensa.

Referências Bibliográficas

  • Clark DA. Intralipid as treatment for recurrent unexplained abortion? Am J Reprod Immunol. 1994 Dec;32(4):290-3.
  • Coulam CB1, Acacio B. Does immunotherapy for treatment of reproductive failure enhance live births? Am J Reprod Immunol. 2012 Apr;67(4):296-304.
  • Fatemi HM, Popovic-Todorovic B. Implantation in assisted reproduction: a look at endometrial receptivity. Reprod Biomed Online. 2013 Nov;27(5):530-8.
  • Gomaa MF, Elkholy AG, El-Said MM, Abdel-Salam NE.Combined oral prednisolone and heparin versus heparin: the effect on peripheral NK cells and clinical outcome in patients with unexplained recurrent miscarriage. A double‑blind placebo randomized controlled trial. Arch Gynecol Obstet. 2014 Oct;290(4):757-62.
  • Ndukwe G. Recurrent embryo implantation failure after in vitro fertilisation: improved outcome following intralipid infusion in women with elevated T Helper 1 response. Hum Fertil (Camb). 2011;14(2):21–2. Abstract.
  • Roussev RG, Acacio B, Ng SC, Coulam CB. Duration of intralipid’s suppressive effect on NK cell’s functional activity. Am J Reprod Immunol. 2008 Sep;60(3):258-63.
  • Sakkas D, Jaquenoud N, Leppens G, Campana A. Comparison of results after in vitro fertilized embryos are cultured in routine medium and in co-culture on Vero cells: a randomized study. Fertil Steril. 1994;61:521–5.
  • Seshadri S, Sunkara SK. Natural killer cells in female infertility and recurrent miscarriage: a systematic review and meta-analysis. Hum Reprod Update. 2014 May-Jun;20(3):429-38.
  • Shreeve N, Sadek K. Intralipid therapy for recurrent implantation failure: new hope or false dawn? J Reprod Immunol. 2012;93:38–40.
  • Simon A, Laufer N. Assessment and treatment of repeated implantation failure (RIF). J Assist Reprod Genet. 2012 Nov;29(11):1227-39.
Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo!
Posts Recentes:

Contracepção

Métodos Contraceptivos Na atualidade, frente às várias opções de métodos contraceptivos encontrados no mercado, dificilmente a mulher não encontrará um

Leia mais »
Para mais informações entre em contato com o IPGO

Fale conosco por WhatsApp, e-mail ou telefone