Encontre-nos nas redes sociais:

Instagram da IPGO

Use o sistema de busca.

Nuvaring

Home » Nuvaring
Agende sua Consulta

Anticoncepcional Vaginal (NuvaRing) uma novidade que faz diferença

Embora os anticoncepcionais orais tenham melhorado de forma significativa nas últimas quatro décadas sejam amplamente usados, muitas mulheres ainda tem dificuldades em adaptar-se. Uma vez que são administrados oralmente, as pílulas tradicionais precisam passar pelo estômago e pelo fígado. Além disto, pode haver uma absorção reduzida decorrente de vômitos ou interações com outras drogas. A obrigação de ingestão diária pode levar muitas mulheres a desistir, uma vez que esta disciplina interfere muitas vezes no cotidiano da paciente.
Estas dificuldades levaram ao desenvolvimento de outros métodos contraceptivos hormonais não orais, alguns dos quais utilizam formulação de liberação controlada. Até pouco tempo atrás contraceptivos de ação prolongada não eram disponíveis ou injetáveis, implantes e endoceptivos que apresentam alguns inconvenientes como irregularidade menstrual e administração por pessoas treinadas.

NuvaRing é um anel plástico flexível e transparente com diâmetro em torno de 5,4cm e espessura de 4mm.
Contém hormônios semelhantes ao da pílula em baixa dosagem que são liberados diretamente na corrente sanguínea de forma contínua e constante. Os hormônios não passam pelo estômago nem no fígado, o que constitui uma grande vantagem, pois evita sintomas digestivos desagradáveis.

Como utilizar

Cada NuvaRing é destinado a um ciclo de uso; um ciclo compreende 3 semanas de uso do anel seguidos de um período de 1 semana sem o anel. Uma vez inserido, o anel deve ser deixado no local por 3 semanas e removido no mesmo dia da semana que foi inserido. Por exemplo, se o NuvaRing foi inserido em uma quarta-feira às 22 h, o anel deve ser removido novamente em uma quarta feira, três semanas depois, por volta das 22 h. Na quarta-feira seguinte um novo anel deve ser inserido.

Iniciando o uso de NuvaRing

Em todos os casos, pode-se iniciar o uso de NuvaRing da mesma forma que os anticoncepcionais orais. Contudo, mulheres que começam a usar NuvaRing e que não usaram um contraceptivo hormonal no ciclo anterior são aconselhadas a começar a usar o anel qualquer dia entre o primeiro e quinto dias do ciclo menstrual.
Este intervalo de dias para o início do tratamento serve para evitar que a mulher tenha que inserir o anel durante a menstruação. Um contraceptivo de barreira também deve ser utilizado pelos primeiros 7 dias do primeiro ciclo.

Inserção e remoção do anel

NuvaRing pode ser inserido e removido com facilidade pela própria mulher. Para inserir NuvaRing, a mulher se coloca em uma posição que a permita inserir o anel com facilidade (por exemplo, agachada, deitada ou em pé com uma perna levantada).

 
 
 
 
 
 
 
 

O anel é comprimido entre o polegar e o indicador e inserido em uma posição confortável na vagina (Fig.b3). NuvaRing deve ficar confortavelmente posicionado na vagina; caso o anel esteja causando desconforto, pode ser necessário empurrá-lo um pouco mais. Em contraste ao uso do diafragma, o anel não precisa ser colocado ao redor do colo do útero, já que a posição de NuvaRing na vagina não é decisiva para usa eficácia. O formato circular e a flexibilidade de anel permitem bom encaixe, minimizando o risco de expulsão. Para remover NuvaRing, a mulher pode puxar a borda com o dedo indicador ou prende-la entre os dedos médio e indicador e puxar o anel delicadamente.

 
 
 
 
 
 
 

Implantes Hormonais Evra Nuvaring

Comments

comments