Navegue pelo conteúdo do Post

Recomendações de Preservação da Fertilidade, em pacientes com linfoma, leucemia e câncer de mama, de acordo com a Sociedade Internacional de Preservação da Fertilidade (ISFP)

Todos os pacientes com câncer em idade reprodutiva devem ser abordados quanto à preservação da mesma. Em homens na idade reprodutiva, a criopreservação de esperma deve ser oferecida, independentemente do risco de perda da função gonadal. Nas mulheres as recomendações devem ser individualizadas com base na urgência do tratamento, a idade da paciente, o estado civil, o regime e dosagem do tratamento para o câncer.
A preservação da fertilidade deve sempre ser recomendada, principalmente nos casos onde o risco de perda da função ovariana é acima de 30% com a terapia para o câncer. Em crianças o risco de perda da função gonadal após quimioterapia é pequena desde que não seja realizado transplante de medula óssea.

Em pacientes com linfomas recomenda-se o seguinte:

• Pós-puberal masculino: Criopreservação de espermatozóides. A utilização de GnRH não é recomendada.
• Pré-puberal masculino: Criopreservação de tecido testicular, ainda em testes.
• Pós-puberal feminino: criopreservação de oócitos ou criopreservação de embriões é recomendada se o tratamento do câncer puder ser retardado para realizar a indução ovariana e coleta dos óocitos. Nos casos que o tratamento para o linfoma tem que ser imediato, a criopreservação de tecido ovariano é a melhor opção. Como alternativa, a recuperação de oócitos imaturos, seguido de maturação in vitro e criopreservação de oócitos ou embriões podem ser considerados. O efeito protetor do GnRHa é questionável e polêmico. No entanto, co-tratamento com GnRHa pode ser considerado para pacientes submetidas quimioterapia, desde que não haja transplante de medula óssea , caso não exista outra opção.
• Pré-puberal feminino: criopreservação de tecido ovariano, se o risco de insuficiência ovariana for elevado.
Pacientes com leucemia:
• Pós-puberal masculino: criopreservação de espermatozóides.
• Pré-puberal masculino: nenhuma opção disponível atualmente.
• Pós-puberal feminino: criopreservação de tecido ovariano deve ser considerada antes do transplante. Qualquer tecido retirado de doentes com leucemia não deve ser usado para auto-transplante devido o alto risco de reintrodução de células cancerosas. Alternativamente, a coleta de óvulos imaturos seguido de maturação in vitro e criopreservação pode ser considerada.
• Pré-puberal feminino: criopreservação de tecido ovariano antes transplante de medula óssea. Na ausência de transplante de medula óssea, a preservação da fertilidade não é necessária.

Pacientes com câncer de mama recomenda-se:

Em muitos casos, as pacientes jovens com câncer de mama necessitam de quimioterapia adjuvante após a cirurgia (mastectomia ou quadrantectomia). A melhor época para a preservação da fertilidade é depois da cirurgia e antes da terapia adjuvante. Criopreservação de embriões ou de criopreservação de oócitos são as opções mais recomendadas para a preservação da fertilidade antes da quimioterapia. Como para a criopreservação de embriões ou oócitos é necessária a estimulação ovariana, o risco de um aumento pico dos níveis de estrogênio com o procedimento em pacientes com câncer de mama (especialmente com tumor ER +) deve ser discutido. A estratégia de estimulação ovariana utilizando o tamoxifeno ou letrozole em conjunto com as gonadotrofinas é mais seguro para as mulheres com ER + tumor. Para as mulheres que necessitam de tratamento urgente de câncer a criopreservação de ovário tecido deve ser considerada. Alternativamente também a coleta de oócitos imaturos, seguido de maturação in vitro e criopreservação de oócitos ou embriões podem ser considerados.

Fonte: Recommendations for fertility preservation in patients with lymphoma, leukemia, and breast cancer. ISFP Practice Committee. J Assist Reprod Genet (2012) 29:465–468

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

Tem alguma dúvida sobre esse assunto?

Envie a sua pergunta sobre assunto que eu responderei o mais breve possível!

Tem alguma dúvida sobre esse assunto?

Envie a sua pergunta sobre assunto que eu responderei o mais breve possível!

Posts Recentes:

Gêmeos e trigêmeos

Atualmente, com a mulher cada dia mais independente e inserida no mercado de trabalho, a maternidade está sendo adiada e,

Leia mais »
Newsletter
Para mais informações entre em contato com o IPGO

Fale conosco por WhatsApp, e-mail ou telefone

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo!