• Agendamento de Consulta
  • Financeiro e Detalhes de Tratamento
Início » Implantes Hormonais

Implantes Hormonais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Mirena

O que é e como funciona: é um endoceptivo (implante intra-uterino) de plástico que contem levonorgestrel, hormônio similar a progesterona, que já existe no organismo e age normalmente nas duas semanas que antecedem a menstruação. Mede 3 cm e, inserido no útero, libera doses mínimas diárias (20 microgramas) de levonorgestrel.

Deve ser colocado por ginecologista, no consultório, por via vaginal, de preferência durante a menstruação quando o canal cervical está mais aberto. Não são necessários cortes nem incisões cirúrgicas, geralmente não há necessidade de anestesia, mas algumas pacientes podem preferir o uso de algum sedativo a fim de minimizar a cólica no momento da inserção, a qual é bastante rápida (segundos). Após a inserção podem ocorrer algumas dores semelhantes a cólicas menstruais que, de um modo geral, desaparecem em algumas horas. Os analgésicos podem ser utilizados.

Um ultrassom transvaginal deve ser realizado antes e após a inserção, o qual pode determinar com precisão se o MIRENA está na posição correta. Um fio de Nylon se exterioriza para a vagina, mas não atrapalha em nada a relação sexual. É imperceptível.

É pouco provável que o MIRENA saia do lugar, entretanto, se ocorrer aumento incomum do sangramento ou da cólica menstrual o médico deve ser consultado, além disso, é importante o exame ultrassonográfico a cada seis meses.

Como age: sua ação é local – torna o muco do canal do colo uterino por onde passam os espermatozoides mais espesso (dificulta assim a passagem dos espermatozoides); inibe a motilidade e função dos espermatozóides dentro do útero e trompas; inibe o crescimento do endométrio (camada que reveste o útero por dentro e é onde os embriões se implantam no caso de gravidez) tornando-o desfavorável à gestação o que resulta em um sangramento mais curto ou inexistente; age portanto apenas onde é necessário, não interferindo com o restante do organismo.

MIRENA previne a gravidez e assim que é inserido é muito eficaz. Age por cinco anos, mas pode ser retirado em qualquer tempo. Ao ser extraído do útero a fertilidade retorna em um mês. Embora possa ser utilizado em qualquer fase da vida, é principalmente recomendado para mulheres que já tiveram filhos (inserção mais fácil). Está indicado também no período da amamentação. Mirena diminui ou acaba com a menstruação, a TPM e a cólica menstrual num período aproximado de três meses. Caso não haja adaptação pode ser retirado com facilidade. É útil no tratamento de Miomas e da Endometriose e não há necessidade de ser ingerido diariamente, o que evita o uso inadequado como acontece com os anticoncepcionais. Os efeitos colaterais são mínimos. As mulheres usuárias do MIRENA não apresentam quaisquer alterações de peso acima daquelas que não usam o produto, ou seja, não ENGORDA.

Implanon

O IMPLANON é um bastão de plástico do tamanho de um palito de fósforo (4 x 2mm) que libera mínimas quantidade diárias de estonogestrel (progestagênio). Ele vem dentro de um aplicador e deve ser inserido, com anestesia local, no braço (6 a 8 cm acima da dobra do cotovelo). O implante é invisível e não provoca incômodos. A inserção é realizada no consultório e dura alguns minutos, o bastão ficará alojado no tecido subcutâneo (camada de gordura abaixo da pele).
Seu mecanismo de ação, diferente do MIRENA, é a inibição da ovulação. Os efeitos colaterais também são mínimos, semelhante ao endoceptivo e apresenta as mesmas vantagens (sem risco de uso inadequado, praticidade, não eleva níveis de estrogênio, melhora a TPM, diminui o fluxo e a cólica menstrual). O bastão dura 3 anos e para sua retirada é necessária uma pequena incisão de 2 cm na pele com anestesia local. Da mesma forma que o MIRENA este método já foi testado e aprovado por mulheres do mundo interior e tem sido aceito pelo organismo com baixo potencial de efeitos.

Localização do Implanon.

Quando não deve ser usado

  • – Suspeita de gravidez
  • – Câncer do útero
  • – Hemorragias uterinas sem diagnóstico
  • – Doenças ou tumores do fígado

Principais vantagens do método:

  • – Diminuição do fluxo e da cólica menstrual, sendo que após 3 meses, a maioria das mulheres com IMPLANON para de menstruar;
  • – Se a paciente não se adaptar ou quiser engravidar pode ser fácil e prontamente extraído em segundos no consultório;
  • – Diminui ou acaba com a TPM na maioria das mulheres;
  • – A mulher não precisa “lembrar” de tomar a pílula diariamente;
  • – NÃO APRESENTA O RISCO DE USO INADEQUADO;

Efeitos indesejados

Os efeitos colaterais, quando presentes são muito discretos, sendo que nos primeiros 3 meses pode ocorrer pequenos “gotejamentos” de sangue fora do período menstrual, algumas mulheres podem ter dor de cabeça ou abdominal e aumento na sensibilidade dos seios.

ADVERTÊNCIA: Em casos excepcionais e muito raros pode acontecer, como qualquer medicação um efeito contrário em que há um aumento da menstruação e da cólica menstrual. Se isto acontecer, o que é improvável, a paciente deverá retornar ao consultório para retirada do mesmo não havendo após a extração maiores complicações.

OUTRAS INFORMAÇÕES:
– MIRENA – Shering do Brasil – 0800-551241
– IMPLANON – Organon – 0800-7042590
Site: www.3anoscontracepcao.com.br

Implantes HormonaisEvraNuvaring
Informações à imprensa: LaVida Press
  • (11) 3057-1796
  • (11) 3057-1796
  • jornalismo@lavidapress.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende
Ligue
Mensagem
WhatsAPP
Valores e Dúvidas sobre os Tratamentos no IPGO?
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos
Exame aumenta as chances de sucesso nos tratamentos de FIV
Exame oferece novas perspectivas para mulheres que tiveram falhas repetidas nos tratamentos de fertilização in vitro
11 motivos para a paciente procurar o IPGO

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Por que os pacientes com problemas para engravidar e precisam de ajuda de um especialista devem escolher o IPGO?

Conheça os livros digitais do IPGO

Leve para sua casa a maior coleção de E-books sobre fertilização

Adquira já os Livros Publicados do IPGO

Tenha em mãos a sua coleção

Podcast Da Fertilidade

Nossos conteúdos disponíveis a qualquer hora do dia

spotify-lateral
Valores e Dúvidas sobre os
Tratamentos
Tire suas dúvida e saibas os valores dos nossos tratamentos
As informações contida neste site têm caráter informativo e educacional e, de nenhuma forma devem ser utilizada para auto diagnóstico, auto-trcatamento e auto-medicação.  Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA
Desenvolvido por