Navegue pelo conteúdo do Post

Passo a Passo para Administração de Medicação Subcutânea

A aplicação de medicações subcutâneas durante os tratamentos de reprodução assistida é uma prática muito comum entre as pacientes, nossa equipe de enfermagem orienta cada uma de como deve ser preparada e aplicada a medicação, porém após a saída do consultório podem surgir algumas dúvidas sobre essa preparação, por isso preparamos esse passo a passo explicativo de como se deve preparar e aplicar medicações subcutâneas em casa.

É importante lembrar que esse passo a passo só deve ser aplicado com medicações específicas durante o tratamento de reprodução assistida e que não deve ser feito com nenhum outro medicamento.

Após a leitura desse conteúdo leia também:
Medicamentos utilizados nos tratamentos de infertilidade

INSTRUÇÕES PARA preparo de medicações sUBCUTÂNEAs

Material utilizado:

  • 02 chumaços de algodão
  • 01 ampola de diluente
  • 01 ampola contendo a medicação
  • 01 seringa de 3 mm
  • 01 agulha para aspiração (40×12 ou 30×7)
  • 01 agulha fina de pequeno calibre para injeção subcutânea (13×3 ou 13×4)

Preparo da solução:

Separe o material a ser utilizado e os coloque em uma superfície limpa (Fig.1);

Lave bem as mãos com água e sabão, se possível esterilize-as com álcool 70%. É muito importante que suas mãos e os materiais que for utilizar estejam tão limpos quanto possível. (Fig.2).

Abra o material (seringas, agulhas, etc.) (Fig.3);

Monte a seringa colocando a agulha de maior calibre, de aspiração, (40×12 ou 30×7) (Fig.4);

Em seguida pressione a ampola do diluente firmemente acima do gargalo e quebre-a com força no ponto colorido (Fig.5);

Com uma das mãos pegue a ampola aberta e com a outra mão segure a seringa, introduza a agulha e aspire 1 ml do diluente (Fig.6);

Insira todo o diluente contido na seringa dentro da ampola da medicação e aguarde até a completa reconstituição da solução sem agitar (1 minuto é suficiente) (Fig.7);

Aspire cuidadosamente a solução novamente para a seringa (Fig.8);

Substitua a agulha de maior calibre pela agulha fina de pequeno calibre esterilizada (Fig.9);

Retire cuidadosamente o ar da seringa. Se você notar qualquer bolha de ar na seringa segure-a com a agulha virada para cima e agite a seringa cuidadosamente até que todo o ar suba até o topo. Empurre o embolo até que as bolhas de ar tenham desaparecido. Após o uso descarte a agulha e as ampolas vazias em local apropriado. (Fig.10).

INSTRUÇÕES PARA Auto administração sUBCUTÂNEAs

Escolha o local para aplicação da injeção. Os melhores locais para aplicação são: abdômen e região superiores das coxas. É importante variar sempre o local da aplicação. Não utilize áreas em que você sinta rigidez, saliência ou dor. (Fig.1).

Limpe a pele do local da aplicação, utilizando o chumaço de algodão com álcool. Deixe a pele secar. Jogue fora o algodão (Fig.2).

Escolha o local para aplicação da Após escolher o local da aplicação, meça uma distância de 2 a 3 dedos do umbigo. Lembre-se de não aplicar em cicatrizes ou pintas. (Fig.3).

Aperte levemente a pele em volta do local (para levantá-la um pouco, tornando uma prega). Segure a seringa como se fosse um lápis ou um dardo. (Fig.4).

Apoie seu punho sobre a pele próximo ao local, introduza a agulha direto na pele em um ângulo de 90° à superfície da pele (Fig.5).

Injete a droga lentamente, com movimento firme (Empurre o embolo completamente até que a seringa fique vazia) (Fig.6).

Conte de 10 a 15 segundos para retirar a agulha da pele. Comprima o local da aplicação com um algodão limpo por volta de 10 segundos. Em seguida descarte o material de forma apropriada.

 (Fig.7).

Se você está fazendo tratamento de reprodução assistida e ainda possui dúvidas sobre a aplicação de medicações, entre em contato com a enfermeira que está te acompanhando.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo!
Posts Recentes:

Coenzima Q10

A Coenzima Q10, ou Quinona Q10, é uma substância natural do nosso organismo, presente em quase todas as células humanas.

Leia mais »
Para mais informações entre em contato com o IPGO

Fale conosco por WhatsApp, e-mail ou telefone