Navegue pelo conteúdo do Post

BANCO DE SÊMEN – Internacional

item 1. Introdução

Banco de Sêmen Internacional

(Dúvidas? saude@ipgo.com.br)

Tel. (11) 3885-4333

Após esta leitura, leia também:

1. Por que a fertilização in vitro pode falhar
2. “Amazenamento” de embriões
3. Os tratamentos de fertilização in vitro
4. Fertilização in vitro em mulheres maduras
5. Fertilização em mulheres com FSH elevado
6. Vitrificação
7. Tratamentos que podem melhorar a fertilidade da mulher e os resultados dos tratamentos de fertilização
8. Biópsia Embrionária, PGT-A e PGT-M
9. Qual o custo?
10. Videos
11. congelamento de óvulos
12. Home

Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi

Na maioria das vezes, quando o motivo da dificuldade de um casal em ter filhos for do homem, a aceitação desta infertilidade é ainda mais difícil quando ele próprio compara seu problema com as causas femininas deste mesmo mal. E pode ser ainda pior se este homem descobrir que a gestação só poderá ser alcançada se o esperma for proveniente de um Banco de Sêmen. Após uma fase inicial de decepção, frustração e com o moral em baixa, este homem acaba por reagir ao problema e busca esta única solução em um catálogo fornecido por estes bancos que descrevem detalhes particulares dos doadores anônimos como cor dos olhos, cabelos, estatura, profissão, hobbies etc. São poucos os bancos de sêmen no Brasil e, por isso, nem sempre é fácil achar uma amostra de sêmen de doador compatível com as características do futuro pai. Muitas vezes não se descobre, nas amostras disponíveis, características físicas que coincidam com a sua aparência.

O IPGO orienta seus pacientes na busca de amostras em Bancos de Sêmen Internacionais, que oferecem amostras com as mais diversas características e, certamente, pelo menos uma delas deverá estar de acordo com o perfil do solicitante. Entretanto, a importação dessas amostras não é tão simples e obedece a critérios rigorosos determinados pela ANVISA (Associação Nacional de Vigilância Sanitária). De um modo geral, o custo de cada amostra é menor que as do Brasil, mas somadas as despesas de transporte e o custo do trabalho administrativo, o valor financeiro final torna-se mais salgado. Por isso, é recomendável que o paciente solicite ao redor de quatro amostras de uma só vez, para que tenha uma reserva, caso o primeiro tratamento não dê certo. Se o resultado do primeiro tratamento for positivo, as amostras excedentes poderão ficar congeladas para um próximo bebê ou, caso não queira mais, descartadas ou doadas para outro casal.

A) Bancos de Sêmen no Brasil:

1) Pro-seed – São Paulo (www.pro-seed.com.br)

Este é praticamente o único Banco de Sêmen no Brasil com o maior número de amostras disponíveis. Os demais são muito pequenos e oferecem um número restrito de amostras.

2) FairFax Cryobank – São Paulo (http://www.fairfaxcryobank.com.br/)

Tel. 55 11 5084-2588

O Fairfax Cryobank é representado no Brasil por Crio Brasil Serviços, distribuidor exclusivo dos produtos

B) Bancos de Sêmen Internacionais:

1) Fairfax Cryobank: Estados Unidos (www.fairfaxcryobank.com)
2) Seattle Sperm Bank: (www.seattlespermbank.com)

item 2. Bancos de Sêmen no Brasil

A)Bancos de Sêmen no Brasil

Pro-seed – São Paulo – Capital (www.pro-seed.com.br)
Este é praticamente o único Banco de Sêmen no Brasil com o maior número de amostras disponíveis. Os demais são muito pequenos e oferecem um número restrito de amostras.

No Brasil, para doar sêmen, devem ser seguidas algumas regras. Os Bancos de Sêmen fornecem às clínicas de reprodução humana um catálogo numerado. Cada número corresponde a um doador que vem seguido das suas características físicas e pessoais: raça, tipo de sangue, tipo físico, estatura, cor dos olhos, cabelo, pele, qualificações profissionais, hobby, etc. Os doadores são selecionados segundo os critérios: idade superior a 21 anos e inferior a 40 anos, integridade física e mental comprovada, fertilidade reconhecida, anônimos e sem benefício financeiro. A amostra escolhida deverá estar em harmonia com as características físicas e intelectuais do futuro papai.

Os doadores realizam os seguintes exames laboratoriais: Hepatites B e C, HTLV, HIV I e II, Sífilis, Cariótipo simples e cultura Seminal (pesquisa de bactéria e fungos no sêmen). Os exames são realizados no dia da coleta e repetidos após 6 meses. Depois desse período as amostras são liberadas.

O cadastro dos doadores é disponível para as Clínicas de Reprodução Humana, sem os nomes dos doadores, somente numerados para identificação e apresentado aos pacientes interessados da seguinte maneira:

Nos Bancos de Sêmen Brasileiros constam as seguintes características dos doadores:

  • Ancestrais
  • Tipo de sangue
  • Peso
  • Estatura
  • Cor da pele
  • Cor dos olhos
  • Cor dos cabelos
  • Ocupação
  • Religião
  • Hobbies
Exemplos com numeração fictícia:
DoadorABORhRaçaOrigem étnicaReligiãoCor PeleCor textura CabeloCor OlhosAlturaPesoConst. ÓsseaOcupaçãoHobby
X1ANeg.Cauc.JapãoCatólicoBrancaPreto LisoCast. Claro1,65 m67 KgMédiaBancárioFutebol
X2OPos.Orien.ChinaEspíritaBrancaCast. EscuroCast. Escuro1,73 m79 KgPequenaEconomistaMúsica
X3ABNeg.NegroBrasilEvangélicaNegroPretoCastanho1,85 m66 KgGrandeEngenheiro civilEsportes
X4BPos.Orien.JapãoCatólicoBrancaPreto LisoCast. Claro1,67 m73 KgPequenaJornalistaArtes
X8OPos.Cauc.JapãoEspíritaBrancaPreto LisoCast. Escuro1,74 m77 kgPequenaBancárioFutebol
X9ANeg.Orien.ChinaCatólicoBrancaPretoCastanho1,62 m69 kgMédiaComercianteEsportes

item 3. Bancos de Sêmen Internacionais

B) Bancos de Sêmen Internacionais

1) Fairfax Cryobank: Estados Unidos (www.fairfaxcryobank.com)
2) Seattle Sperm Bank: (www.seattlespermbank.com)

Nos bancos internacionais, o doador recebe pagamento pelo sêmen, o que provoca uma maior disposição para mais informações pessoais, testes de personalidade e testes psicológicos e o perfil básico inclui, além das mesmas características fornecidas no Brasil, outras características que complementam a descrição do doador:

Dados adicionais:

  • graduação
  • interesses
  • assuntos favoritos
  • signo
  • animal de estimação favorito
  • sorologia CMV
  • se já houve gravidez com esse sêmen

FairfaxCryobank
O Banco de Sêmen Internacional que fornece o máximo de características do doador (www.fairfaxcryobank.com)

No site FairfaxCryobank, o paciente interessado poderá obter dados ainda mais específicos sobre o doador como:

1. Perfil resumido (Summary Profile);
2. Impressões gerais da equipe médica sobre o doador;
3. Questões com respostas que avaliam as experiências de vida do doador (DonnorEssay);
4. Áudios clip onde se ouve a voz do doador;
5. Áudios clip da equipe comentando sobre o doador;
6. Perfil médico;
7. Perfil pessoal;
8. Fotos do doador criança e adulto;
9. Silhueta do rosto do doador;
10. Classificação dos temperamentos de Keirsey;
11. Ver a semelhança do doador;
12. Escutar entrevista do doador.

1 – Perfil Resumido (“Summary Profile”)
Perfil Básico complementado por:

  • Perfil médico resumido, que inclui alergias, uso de óculos e restrições dietéticas
  • Perfil médico familiar: idade, problemas de saúde e se está vivo ou morto (pais, avós, irmãos e tios)

2 – Impressões gerais da Equipe Médica sobre o doador:
É uma descrição física e psicológica feita pela equipe que avaliou o doador.

Exemplo:
Aparência Física: o doador XXXX é atraente, magro, musculoso, com físico de quem faz bastante exercício. Cabelos lisos castanhos, pele clara com olhos bonitos azuis cor do mar. Sua melhor característica é seu sorriso deslumbrante, com lindos dentes.
Personalidade: o doador XXXX é muito descontraído. Muito curioso, parece buscar sempre o conhecimento e lê muito. Sincero e carinhoso, está se esforçando pra se tornar médico e mostra desejo de ajudar pessoas carentes. Parece ser muito inteligente e honesto.

3 – Questões que avaliam as experiências de vida do doador (“DonnorEssay”)
I. Qual a lembrança mais marcante da sua infância?
II. Qual o membro da sua família com quem você mais se identifica e por quê?
III. Qual a sua característica física que você mais admira?
IV. Qual a história mais engraçada que já aconteceu com você?
V. Se dinheiro e tempo não fossem um problema, para qual lugar você gostaria de viajar e por quê?
VI. Se você já teve ou vier a ter um filho ou filha, que experiências você gostaria de passar para ele ou ela?

4 – Áudios clip onde se ouve a voz do doador
É possível conhecer a voz do doador pretendido através de um áudio-clip.

Áudios clip da equipe comentando sobre o doador
É possível ouvir por um áudio-clip os comentários de uma equipe médica sobre o doador pretendido.

6 – Perfil Médico
a. hábitos: uso de álcool pelo doador ou parente, tabagismo, se tem dieta balanceada, se faz exercícios regulares, se dorme bem, se teve relação sexual com grupos de risco;

b. histórico genético: testes genéticos que já fez e antecedentes familiares de doenças genéticas;

c. histórico médico do doador: todo histórico médico de doenças, cirurgias, tratamentos, drogas, alergias, se usa óculos, restrições dietéticas, exposição a radiação, número de parceiras, orientação sexual, piercings e tatuagens;

d. histórico familiar: informações sobre pais, avós, irmãos e tios, quanto a idade, problemas de saúde e se vivo ou morto.

7 – Perfil Pessoal
Inclui:

  • talentos;
  • gostos: cor, comida, música, filme, animal, música e carro favoritos;
  • religiões e crenças;
  • línguas que fala;
  • esportes que pratica e gosta de assistir;
  • irmãos: se tem e se há gêmeos na família;
  • notas em provas e teste de QI;
  • formação acadêmica;
  • objetivos de vida: no plano acadêmico, profissional e pessoal;
  • atividades: trabalhos sociais, atividades acadêmicas e extracurriculares na faculdade, empregos;
  • serviço militar;
  • medidas: tórax, pescoço, quadril, pés, braços;
  • características da face: escolher entre alguns desenhos, qual é mais parecido em relação a olhos, sobrancelhas, nariz, boca, dentes, orelhas e queixo, além de descrição detalhada da pele, cabelo e outros detalhes como sardas;
  • família: todas as informações desse perfil pessoal em relação aos pais e irmãos do doador.

Exemplos:

8 – Fotos do doador criança e adulto
Conjunto de 5 a 10 fotos das várias etapas da vida do doador, de criança a adulto.
Nota: Estas fotos são demonstrativas e por isso estão com uma tarja preta sobre os olhos. Originalmente esta tarja não existe.

9 – Silhueta do rosto do doador:

10 – Classificação dos temperamentos de Keirsey

É um teste da personalidade que identifica quatro tipos de temperamentos. Em geral, o temperamento é um estilo pessoal interno, uma predisposição que forma a base de todas as nossas inclinações naturais: o que o indivíduo pensa e sente, deseja ou necessita, o que fala e o que faz. Segundo o psicólogo californiano David Keirsey, o temperamento é uma configuração de inclinações, enquanto que o caráter é uma configuração de hábitos. Segundo esse mesmo autor, os sinais dessas inclinações podem ser observados desde a mais tenra idade, antes que a família, grupos ou outras forças sociais possam ter influenciado o nosso caráter. Isso significa que todos nós, no curso do nosso desenvolvimento – exceto em casos específicos – desenvolveremos um padrão consistente de atitudes e ações que expressam o nosso temperamento. Esse teste é utilizado em empresas e universidades e mede padrões de resposta comportamental inferindo daí uma estrutura ou perfil de temperamento inato.

Com base nesse teste, são estabelecidos quatro perfis de temperamento do doador que é avaliado:

1. “Guardiões” – Inteligência Logística
2. “Artesãos” – Inteligência Tática
3. “Idealistas” – Inteligência Diplomática
4. “Racionais” – Inteligência Estratégica

1. “Guardiões” – Inteligência Logística
As necessidades básicas são pertencer a um grupo, o dever e responsabilidade. Eles precisam saber que estão fazendo a coisa certa. Valorizam a estabilidade, a segurança e o senso de comunidade. Apreciam a hierarquia e a autoridade e podem se surpreender quando outros se rebelam contra essas estruturas sociais. Preferem atividades cooperativas com um foco em estabelecer normas e padrões. Orientam-se por suas experiências passadas, gostam das coisas bem-estruturadas e em sequência. Tendem a buscar as coisas que aprendem.

2. “Artesãos” – Inteligência Tática
Procuram a liberdade de agir. A força maior é a inteligência tática, que significa que são excelentes para agir sem restrições e enxergar resultados claros para suas ações. Valorizam altamente a estética, na natureza ou na arte.
A energia é focada em atuar com habilidade, em variedade e em estímulo. Confiam em seus impulsos e têm gosto em agir. Gostam de aprendizado aplicado, “mão na massa”, em ritmo rápido e com liberdade para explorações.

3. “Idealistas” – Inteligência Diplomática
Sua força maior é a inteligência diplomática, que representa o desejo de esclarecer e unificar. O propósito maior é trabalhar para um bem maior. Precisam ter um senso de identidade única, valorizam a união, a autorrealização e a autenticidade. Têm enfoque em ética e moralidade. Tendem a confiar em suas próprias intuições antes de buscar a lógica e dados para se apoiarem. Dada a sua necessidade por relacionamentos empáticos, aprendem com maior rapidez quando se dão bem com o professor e com o grupo.

4. “Racionais” – Inteligência Estratégica
Possuem autocontrole, domínio de conceitos, conhecimento e competência. Pessoas desse temperamento buscam compreender os princípios operacionais do universo e aprender, ou até mesmo desenvolver teorias para tudo. Sua força maior é a inteligência estratégia. Confiam na lógica acima de tudo, valorizam as ideias e buscam progresso. Tendem às atitudes pragmáticas e utilitárias, com um enfoque em tecnologia. Tendem a ser céticos e valorizam precisão linguística.
Possuem um estilo de aprendizado conceitual e querem conhecer os princípios que, por trás, geram os detalhes e os fatos, ao invés de simplesmente ter que “aprender” detalhes.

O teste baseia-se nas respostas das seguintes questões:
1 . Numa festa você:
( ) interage com muitos, incluindo estranhos
( ) interage com poucos, seus conhecidos

2 . Você se considera mais:

( ) realista do que especulativo
( ) especulativo do que realista

3 . É muito pior:
( ) ter a “cabeça nas nuvens”, ou seja, sonhar
( ) ser escravo da rotina

4. Você é mais impressionado(a) por:
( ) princípios
( ) emoções

5. Você é mais atraído(a) pelo:
( ) convincente
( ) comovente

6. Você prefere trabalhar:
( ) com prazos de entrega
( ) sem amarrações

7. Você tende a escolher:
( ) cuidadosamente
( ) impulsivamente

8. Nas festas você geralmente:
( ) permanece até tarde, com energia crescente
( ) retira-se mais cedo, com energia decrescente

9. Você se sente mais atraído(a) por:
( ) pessoas sensatas
( ) pessoas criativas

10. Você se sente mais confortável fazendo julgamento baseados:
( ) na lógica
( ) em valores pessoais

11. Você se sente atraído(a):
( ) pela consciência das ideias
( ) pelas relações humanas harmoniosas

12. Você se interessa mais pelo:
( ) real
( ) possível

13. Ao julgar os outros, você se inclina mais para as

( ) leis do que para as circunstâncias
( ) circunstâncias do que para as leis

14. Ao tratar com outras pessoas, você tende a ser mais:
( ) objetivo(a)
( ) pessoal

15. Você é mais:
( ) pontual
( ) descompromissado(a)

16. Incomoda-lhe mais ter as coisas:
( ) inacabadas
( ) concluídas

17. No seu grupo social, em geral você:
( ) está a par do que acontece com os outros
( ) está por fora das novidades

18. Ao realizar as tarefas de rotina, você prefere fazê-las:
( ) da maneira usual
( ) da sua própria maneira

19. Os escritores deveriam:
( ) dizer as coisas com clareza
( ) expressar as ideias com uso de analogias

20. Você prefere as coisas:
( ) negociadas e decididas
( ) não negociadas e indefinidas

21. Você se definiria como mais:
( ) sério(a) e firme
( ) condescendente

22. Ao telefonar você:
( ) está seguro(a) de que dirá tudo o que precisa
( ) ensaia de antemão o que irá dizer

23. Os fatos:
( ) “falam por si mesmos”
( ) “ilustram princípios”

24. Os visionários o(a):
( ) aborrecem
( ) fascinam

25. Você é mais frequentemente uma pessoa:
( ) calculista
( ) acolhedora

26. É pior ser:
( ) injusto(a)
( ) impiedoso(a)

27. Usualmente, deve-se permitir que as coisas aconteçam:
( ) por seleção e escolha cuidadosa
( ) fortuitamente e ao acaso

28. Na companhia de outras pessoas, você:
( ) inicia a conversação
( ) espera ser abordado(a)

29. O senso comum é:
( ) raramente questionável
( ) frequentemente questionável

30. Com frequência, as crianças:
( ) não se fazem úteis o suficiente
( ) não exercitam suficientemente a imaginação

31. Ao tomar decisões, você se sente mais confortável seguindo:
( ) as normas
( ) a intuição

32. Você se considera mais:
( ) firme do que gentil
( ) gentil do que firme

33. Você se considera mais admirável a habilidade:
( ) para se organizar e ser metódico(a)
( ) para se adaptar e se maleável

34. Você valoriza mais o:
( ) fechado, definido
( ) aberto, com opções

35. Uma interação nova e pouco rotineira com outras pessoas:
( ) o(a) estimula e revigora
( ) consome as suas reservas de energia

36. Você é mais frequentemente:
( ) uma pessoa do tipo prático
( ) uma pessoa do tipo fantasioso

37. Você tem uma maior propensão a ver:
( ) como as outras pessoas são úteis
( ) como os outros veem

38. É mais satisfatório:
( ) discutir um assunto a fundo
( ) chegar a um acordo sobre um assunto

39. O que mais comanda você é:
( ) a sua cabeça
( ) o seu coração

40. Você se sente mais à vontade com um trabalho:
( ) que siga um acordo pré-estabelecido
( ) que se desenvolva sem um plano estabelecido

41. Você tende a buscar:
( ) o sistemático
( ) o imprevisto

42. Você prefere:
( ) muitos amigos com contatos superficiais
( ) poucos amigos com contatos intensos

43. Você se deixa guiar pelos:
( ) fatos
( ) princípios

44. Você se interessa mais por:
( ) produção e distribuição
( ) projeto e pesquisa

45. É mais elogioso ser considerado(a):
( ) uma pessoa muito lógica
( ) uma pessoa muito sentimental

46. Você se autovaloriza mais por ser:
( ) decidido(
a), firme
( ) dedicado(a), devotado(a)

47. Com mais frequência você prefere:
( ) uma afirmação final e inalterável
( ) uma afirmação preliminar e provisória

48. Você se sente mais confortável:
( ) depois de tomar uma decisão
( ) antes de tomar uma decisão

49. Com ou para pessoas que não te conhecem, você:
( ) conversa longamente e com facilidade
( ) tem pouco a dizer

50. Você confia mais em:
( ) sua experiência
( ) sua intuição

51. Você aprecia mais em outra pessoa:
( ) a clareza do raciocínio
( ) a força dos sentimentos

52. Na maioria das vezes, é preferível:
( ) ter certeza de que esteja tudo acertado
( ) deixar que as coisas simplesmente aconteçam

53. Nos relacionamentos, a maior parte das coisas deveriam ser:
( ) renegociáveis
( ) casuais e circunstanciais

54. Você aprecia mais em si mesmo(a):
( ) o forte senso de realidade
( ) a imaginação viva

55. Você se vê, basicamente, como:
( ) apaixonado(a), veemente
( ) objetivo(a)

56. Você se considera uma pessoa mais:
( ) rotineira do que original
( ) original do que rotineira

57. Você tende a ser uma pessoa:
( ) de fácil aproximação
( ) algo reservada

58. Você prefere textos:
( ) mais literais
( ) mais figurativos e simbólicos

59. É mais difícil para você:
( ) identificar-se com os outros
( ) utilizar-se dos outros

60.Você prefere possuir:
( ) a clareza da razão
( ) a força da compaixão

11- Ver a semelhança do doador;
O paciente pode mandar sua foto para que a própria equipe do Banco de Sêmen ajude a escolher, por programa de computador, qual o doador mais compatível fisicamente.

12- Escutar a entrevista do doador:
O paciente interessado poderá ouvir a voz do doador cotado para a escolha.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

Tem alguma dúvida sobre esse assunto?

Envie a sua pergunta sobre assunto que eu responderei o mais breve possível!

Tem alguma dúvida sobre esse assunto?

Envie a sua pergunta sobre assunto que eu responderei o mais breve possível!

Posts Recentes:

Tratamento da obesidade

Peso e Exercícios A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada.

Leia mais »
Newsletter
Para mais informações entre em contato com o IPGO

Fale conosco por WhatsApp, e-mail ou telefone

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo!